O Comitê Olímpico Internacional (COI) abriu nesta segunda-feira o processo de seleção da sede dos Jogos Olímpicos de 2020 com o envio de uma carta aos 205 comitês olímpicos nacionais na qual os convida a formular candidaturas.

O prazo de apresentação termina em 1º de setembro deste ano, mas pela primeira vez as cidades deverão cumprir uma série de requisitos antes de 29 de julho para ser aceitas na disputa: informar as datas propostas para os Jogos, enviar uma carta de submissão ao Tribunal Internacional de Arbitragem (TAS) e outra de acatamento das regras da Agência Mundial Antidoping (AMA). Antes do dia 29 de agosto o COI informará às cidades interessadas se os requisitos foram cumpridos.

Roma é a única cidade que manifestou até o momento a intenção de sediar os Jogos de 2020, após derrotar Veneza em uma disputa nacional. Outras possíveis canadidatas são Madri (Espanha), Durban (África do Sul), Tóquio (Japão), Doha (Catar), Istambul (Turquia), Dubai (Emirados Árabes) e Hobart (Austrália).

Sem mais artigos