Para quem vai para a África conferir a Copa (ou para quem gostaria de ir) e curtir o melhor do futebol, não quer dizer que a única diversão por lá vai ser ver a bola rolando. Muito pelo contrário! O país oferece uma infinidade de atrações que prometem deixar os visitantes muito bem impressionados. Depois de conhecer atrações turísticas imperdíveis, deslumbrar-se com a beleza natural, os temperos exóticos e o artesanato local, vai ser difícil não querer visitar a pátria dos Bafana-Bafana muitas outras vezes. Confira, abaixo, uma seleção com o melhor da África do Sul longe dos gramados.

Pontos turísticos

Quando o assunto é turismo, a torcida brasileira não tem do que reclamar. Isso porque a base verde e amarela na África do Sul ficará justamente nas duas cidades mais turísticas do país: Cidade do Cabo e Durban.

A Cidade do Cabo lembra bastante o Rio de Janeiro, com belas praias cercadas de montanhas. A principal semelhança fica por conta do bondinho que leva aos visitantes ao topo da Montanha da Mesa. Assim como na cidade brasileira, uma vista estonteante espera os visitantes. No entanto, para curtir esta atração, é preciso ter sorte, já que a neblina dá as caras constantemente e esconde a montanha.

A baía da Mesa abriga outra atração turística obrigatória: a Ilha Robben, onde Nelson Mandela ficou preso por quase 20 anos durante sua luta contra o regime do Apartheid. Além de um museu que resgata a história sul-africana, a ilha é um santuário para centenas de aves, algumas em risco de extinção. Para chegar até lá, basta pegar um barco que sai do centro da cidade.

Outra dica imperdível é o passeio até o Cabo da Boa Esperança. Prepare o pique: o local fica a cerca de 1h30m de distância do centro da cidade, mas vale o investimento. No caminho, além das praias mais badaladas, é comum encontrar babuínos e avestruzes soltos nas estradas.

No Cabo da Boa Esperança, se juntam as correntes de Agulha, do Oceano Índico, e Benguela, do Atlântico. O encontro resulta em um local com águas e ventos fortes que assustou exploradores durante a busca pelo caminho para as Índias, no fim do século XV.

Agora, uma curiosidade: você sabia que existe uma comunidade de pinguins na Cidade do Cabo? Os animais são conhecidos como pinguins africanos e podem ser encontrados na reserva de Boulders.

Para quem não dispensa um bom vinho, uma ótima notícia. Na região da Cidade do Cabo, existem mais de 150 vinícolas. Entre as rotas de visitação mais famosas, está a da cidade vizinha de Stellenbosch.

Em Durban, quem gosta de praias não vai se decepcionar. A cidade abriga a Golden Mile, trecho de 4 km com praias de águas calmas e aquecidas, piscinas e restaurantes. Berço da civilização zulu, é a porta de entrada para o Parque Nacional do Drakensberg, considerado um Patrimônio Mundial pela Unesco. Lá, é possível encontrar, entre outros, cavernas com pinturas primitivas.

Para muitos, o programa mais esperado de uma visita à África do Sul é um safári. Uma das opções para viver esta experiência inesquecível esta a três horas de Durban. É a reserva estadual do Hluhluwe Park, que reproduz a vida selvagem na íntegra – não é permitido interagir com os animais. 

Se durante a sua visita você passar por Johanesburgo, não deixe de conhecer o uShaka Marine World, o maior aquário do mundo.

Sem mais artigos