Sensação do torneio após eliminar o Manchester United nas oitavas de final, o Athletic Bilbao enfrentará o Schalke 04 nas quartas do torneio, enquanto, em outro confronto entre Espanha e Alemanha, o Atlético de Madri terá pela frente o Hannover 96, conforme sorteio realizado nesta sexta-feira em Nyon (Suíça).

O Bilbao, do técnico Marcelo Bielsa, decidirá a eliminatória contra o Schalke em casa. Caso consiga a classificação, a equipe basca se aproximará de sua primeira final europeia desde 1977, quando foi derrotado pela Juventus na decisão da Copa da Uefa, que antecedeu a Liga Europa.

Já o time de Gelsenkirchen, que no ano passado se colocou entre os quatro melhores da Liga dos Campeões, tem no histórico o título da Copa da Uefa de 1997, ano em que levou a melhor sobre a Inter de Milão na final disputada no Parc des Princes, na França.

Por sua vez, o Atlético de Madri, campeão da Liga Europa no primeiro ano em que a competição recebeu esse nome, há duas temporadas, iniciará a fase de quartas de final em casa e fará a partida de volta em Hannover.

Outro espanhol vivo no torneio, o Valencia jogará contra o AZ Alkmaar, primeiramente na Holanda e depois na Espanha. A equipe dos brasileiros Diego Alves e Jonas tenta repetir o feito de 2004, ano em que bateu o Olympique de Marselha na decisão da Copa da Uefa.

Depois de deixar para trás o Manchester City em uma eliminatória épica, na qual os ingleses ficaram a um gol da classificação depois de estarem perdendo por 3 a 0 no placar agregado, o Sporting medirá forças com o Metalist, que terá a vantagem teórica de decidir na Ucrânia.

A eliminatória entre portugueses e ucranianos será a mais “brasileira” das quartas de final. O Sporting conta com o goleiro Marcelo, os zagueiros Xandão e Anderson Polga o lateral Evaldo e o meio-campista Rodrigo Neto. Do outro lado, estarão o lateral Fininho, os meias Marlos e Cleiton Xavier e o atacante Taison.

Nas semifinais, poderá haver um duelo de espanhóis entre Valencia e Atlético. Na outra chave, quem passar do confronto entre Schalke e Bilbao enfrentará Sporting ou Metalist. A decisão da Liga Europa será realizada em 9 de maio, no Estádio Nacional de Bucareste, na Romênia.

Confira os confrontos de quartas de final da Liga Europa (29 de março e 5 de abril):

AZ Alkmaar – Valencia
Schalke 04 – Athletic Bilbao
Sporting – Metalist
Atlético de Madri – Hannover 96

Emparelhamento das semifinais (19 e 26 de abril):

Atlético de Madri/Hannover 96 – AZ Alkmaar/Valencia
Sporting/Metalist – Schalke 04/Athletic Bilbao

Sem mais artigos