José Maria Marin é o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Desconhecido por boa parte do público futebolístico, o agora mandatário da entidade ficou marcado no começo do ano por ter colocado uma medalha da Copa São Paulo de Futebol Júnior no bolso.

A sua história no futebol começou na década de 50. Entre os anos de 1950 e 1952, José Maria Marin foi atleta do São Paulo. No clube, atuou ao lado de Leônidas da Silva, conhecido como Diamante Negro.

Ainda no futebol, Marin teve liderança da Federação Paulista de Futebol (FPF). Ele ficou no cargo em duas oportunidades entre 1982 e 1986.

No entanto, a maior atuação de Marin foi no ramo político. Atualmente com 79 anos, vice-presidente mais velho da entidade, foi governador de São Paulo entre os anos de 1982 e 1983, quando Paulo Maluf deixou o cargo para concorrer as eleições de deputado federal.

A primeira atuação política dele foi em 1960, quando filiado ao Partida da Representação Popular (PRP), foi presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo.

Logo após, o mandatário da CBF foi eleito a deputado estadual pela Arena, partido ligado à ditadura militar brasileira.

Seu histórico ainda conta com candidatura à prefeitura de São Paulo. Mas, nas duas tentativas, Marin não registrou nem 1% dos votos nos pleitos.


int(1)

Conheça José Maria Marin, o Zé das Medalhas, novo presidente da CBF

Sair da versão mobile