Há exatos 10 anos, o Brasil vencia a Alemanha na final Copa do Mundo da Coreia e do Japão e sagrava-se pentacampeã do mundo. O Estádio Internacional de Yokohama foi o palco da quinta conquista mundial do Brasil. Na vitória por 2 a 0 na final, diante de 69.029 pessoas, Ronaldo marcou o primeiro gol brasileiro em rebote cedido pelo goleiro alemão Oliver Kahn.

O camisa 9 da seleção também foi o autor do segundo gol, selando a conquista do Penta e sua artilharia naquela edição com oito gols. Cafu, capitão brasileiro em 2002 e único da história a disputar três finais de Copa do Mundo, levantou o troféu do Penta.

A Copa do Mundo de Futebol de 2002 foi realizada no Japão e na Coreia do Sul entre os dias 31 de maio e 30 de junho. O evento contou a participação de 32 seleções: Dinamarca, Senegal, Uruguai, Espanha, Paraguai, África do Sul, Eslovênia, Brasil, Turquia, Costa Rica, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Portugal, Polônia, Alemanha, Irlanda, Camarões, Arábia Saudita, Suécia, Inglaterra, Argentina, Nigéria, México, Itália, Croácia, Equador, Japão, Bélgica, Rússia, Tunísia.

Durante todo o campeonato foram marcados 161 gols, numa média de 2,5 por partida.
O melhor jogador escolhido pela FIFA em 2002 foi Oliver Kahn, goleiro da seleção alemã que levou os dois gols do artilheiro Ronaldo na final.

Na primeira fase, o Brasil teve três vitórias. Passou pela Turquia com um placar de 2 a 1, goleou a China por 4 a 0 e também anotou um placar elástico contra a Costa Rica por 5 a 2.

Nas oitavas de final, a equipe brasileira venceu a Bélgica por 2 a 0. Nas quartas, Inglaterra foi eliminada após uma derrota por 2 a 1. Na semifinal, placar magro de 1 a 0 contra, novamente, a Turquia. E, na decisão do título, o triunfo em cima da Alemanha por 2 a 0.

Nos sete jogos do Brasil na Copa de 2002, foram sete vitórias, 18 gols marcados e apenas quatro sofridos. Média essa que o torcedor sonha em obter novamente.

Sem mais artigos