A vitória da seleção brasileira por 4 a 0 diante do Japão, na manhã desta terça-feira (16), em amistoso realizado no estádio Miejski, em Breslávia, na Polônia, fez com que o assunto “qualidade dos adversários” viesse à tona nas rodas de discussões sobre o time comandado pelo técnico Mano Menezes mais uma vez.

Vigésimo terceiro colocado do ranking da Fifa, o Japão, que recentemente haviam derrotado a seleção França em Paris, por 1 a 0, não é considerada uma potência no futebol e não foi capaz de bater de frente com o Brasil, mesmo sem Daniel Alves e Marcelo. Porém, os japoneses eram a melhor e mais forte opção disponível nesta data Fifa.

Como estão acontecendo às Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 e também as Eliminatórias para a Copa Africana de Nações 2013, muitas seleções consideradas fortes e que ocupam o Top 20 do ranking da Fifa, estão com agenda ocupada, casos de Espanha, Alemanha, Portugal, Argentina, Inglaterra, Holanda, Uruguai, Itália, França, Chile, Costa do Marfim e México. E a única equipe melhor ranqueada que o Japão disponível era a seleção da Colômbia, que já tem amistoso agendado contra o Brasil, marcado para o dia 14 de novembro deste ano.

A própria CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já deixou claro que há muito tempo ela não exerce mais o poder de escolha dos adversários da seleção brasileira em seus respectivos amistosos e por isso que confrontos contra Iraque, China e Bósnia Herzegovina aconteceram. Porém, a escolha de jogos contra Japão e Colômbia mostra que os comandados de Mano Menezes não encaram apenas “moscas-mortas” em seu caminho, e deixa evidente que a ausência da seleção nas Eliminatórias da Copa faz com que o time acabe enfrentando equipes do segundo escalão.

Veja abaixo uma lista com os últimos adversários da seleção e suas posições no ranking:

Brasil 4 x 0 Japão – 23º posição
Brasil 6 x 0 Iraque – 80º posição
Brasil 8 x 0 China – 85º posição
Brasil 1 x 0 África do Sul – 76º posição
Brasil 3 x 1 Dinamarca – 18º posição
Brasil 4 x 1 Estados Unidos – 32º posição
Brasil 0 x 2 México – 19º posição
Brasil 3 x 4 Argentina – 4º posição
Brasil 2 x 1 Bósnia Herzegovina – 29º posição

Sem mais artigos