O goleiro-artilheiro Rogério Ceni está apenas a dois gols de atingir uma marca histórica. São 98 gols na carreira e o centésimo pode sair neste domingo, no clássico contra o Palmeiras, no Morumbi.

O adversário e o local do jogo não poderiam ser melhores para o goleiro tricolor. O Verdão é o clube que mais sofreu com a pontaria de Rogério Ceni: foram sete gols tomados. Já o Estádio Cicero Pompeu de Toledo, o Morumbi, foi disparado o palco que mais viu Ceni comemorar tentos: 59 vezes.

A última vez que o capitão do São Paulo fez gol no Palmeiras, no entanto, foi no Palestra Itália. Em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 2008, Ceni fez de pênalti o primeiro gol tricolor no empate em 2 a 2. Quem estava no gol adversário era Marcos.

Por sinal, Marcos é o segundo goleiro que mais levou gol de Rogério Ceni. Foram quatro no total, perdendo apenas para Fábio, do Cruzeiro, que tomou seis. Mas Marcos não deve jogar no domingo por problemas familiares.

O que pesa contra é o fato de que Ceni nunca balançou as redes palmeirenses duas vezes na mesma partida em sua carreira. Marcar duas vezes no mesmo jogo, aliás, é algo que o goleiro fez apenas cinco vezes 

A primeira delas foi contra a Inter de Limeira, no Paulista de 99. Repetiu o fato no Brasileirão de 2004, contra o Figueirense. Na Libertadores de 2005 também anotou dois tentos contra o Tigres, do México. E nos Campeonatos Brasileiros de 2006 e 2008, as vítimas foram Cruzeiro e Vasco, respectivamente.

Caso Rogério Ceni faça um gol que seja, a torcida são-paulina já poderá comemorar bastante. Isso porque dos sete jogos que o goleiro conseguiu marcar, o São Paulo ganhou quatro e empatou três.


int(1)

Contra maior vítima, Ceni pode entrar para história e marcar seu 100º gol