O final do domingo, o último antes do Natal, foi de definições na Copa Libertadores 2011, que conheceu os seus dois últimos representantes: o Once Caldas (COL) e o Unión Española (CHI).

Os campeões de 2004 avançaram com a conquista do Torneo Finalizacíon do Campeonato Colombiano ao vencer a partida de volta da decisão, em casa, por 3 a 1, com gols de Castrillón, Uribe e Mena (Aguilar descontou), revertendo a derrota por 2 a 1 da primeira partida e garantindo assim a quarta taça nacional de sua história.

Com isso, a equipe de Manizales avançou à fase de grupos como o segundo representante de seu país e entra no Grupo 1, junto com Libertad (PAR), Universidad San Martín (PER) e San Luís (MEX) – e na condição de favorito.

Já a equipe de Ibagué, na condição de “Colombia 3” será rival do Corinthians na Pré-Libertadores, que se inicia em 26 de janeiro – deixando assim o Santa Fé de fora. O Junior Barranquilla, campeão do Torneio Apertura, já estava classificada e estará no Grupo 2, junto com Oriente Petrolero (BOL), León de Huánuco (PER) e o vencedor da partida entre Grêmio e Liverpool (URU) nas mesmas datas.

O Unión Española, por sua vez, empatou a a partida de volta da final do Campeonato Chileno contra o Audax Italiano após ter vencido a ida por 2 a 1 e disputará a Pré-Libertadores contra o Bolívar, da Bolívia. Se avançar, pegará Caracas, da Venezuela, Universidad Católica, do Chile, e Vélez Sarsfield, da Argentina.

Sem mais artigos