Sem saber o que é perder para o rival no estádio do Morumbi há seis anos, o Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 1 nesta quarta-feira (03), manteve o tabu e ficou a um empate do título da Recopa Sul-Americana, que coloca frente a frente o campeão da Taça Libertadores e o da Copa Sul-Americana.

O Timão ficou a um empate da conquista inédita, precisando apenas de um empate no jogo de volta, daqui a 15 dias, no Pacaembu. Como não há o critério do gol qualificado, qualquer triunfo do Tricolor por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.

Melhor durante cerca de 70 dos 90 minutos do clássico, o vencedor da Libertadores fez 1 a 0 com gol de Guerrero no primeiro tempo. No começo da etapa final, no único momento em que foi superior ao adversário, o detentor do título da Sul-Americana empatou com Aloísio, que entrou no intervalo, mas Renato Augusto, com belo gol por cobertura, garantiu a vitória alvinegra.

O técnico do São Paulo, Ney Franco, teve apenas um desfalque, o zagueiro Paulo Miranda, que vem atuando como lateral-direito. Machucado, ele foi substituído por Douglas. No meio-campo, Jadson, Paulo Henrique Ganso e Aloísio brigavam por duas vagas, e o terceiro foi o preterido.

No Corinthians, Tite já não conta com o volante Paulinho, vendido para o Tottenham, que deu lugar a Guilherme. O lateral-direito Alessandro está entregue ao departamento médico e foi substituído por Edenílson.

Substituto de Paulinho, Guilherme foi um dos atletas mais efetivos no começo do jogo e apareceu bem no ataque aos nove minutos do primeiro tempo. O volante teve espaço pelo meio arriscou de longe, mas, após desvio na marcação, a bola foi pela linha de fundo.

O jogo era truncado, mas, mesmo jogando com mando do adversário, o Corinthians era quem levava algum perigo. Aos 18 minutos, Romarinho alçou na área, Gil apenas desviou e a sobra ficou com Emerson, que, dentro da área, pegou mal e encobriu a meta.

Encurralado até então, o Tricolor enfim deu o ar da graça na frente três minutos depois. Luis Fabiano chegou ao fundo pela direita e, mesmo com pouco ângulo, encheu o pé para importante intervenção de Cássio.

A jogada, entretanto, foi isolada. O Timão voltou a ter as rédeas do clássico em seguida e fez 1 a 0 aos 28. Romarinho tocou rasteiro para Emerson, que foi travado na área. A sobra ficou com Guerrero, que completou para o gol e abriu o placar.

O São Paulo tentou responder aos 35, mas Douglas errou feio. Após receber ótimo lançamento na ponta direita, o lateral cruzou buscando Luis Fabiano, que se deslocava com espaço, mas não alcançou o cruzamento, que foi muito forte. Ainda antes do intervalo, aos 45, Ganso cobrou falta, Rodrigo Caio ganhou pelo alto e cabeceou para fora.

Com as dificuldades de seu time para atacar, Ney Franco sacou Ganso e mandou Aloísio a campo. E foi necessário apenas um minuto para que a mexida desse resultado. O atacante arriscou de muito longe e Cássio aceitou.

Se o primeiro tempo foi do Corinthians, o segundo foi do São Paulo em seu começo. Aos 11 minutos, Jadson cruzou para Aloísio, que, livre, mandou de cabeça no contrapé de Cássio e tirou tinta da trave.

Tentando se mostrar vivo na partida, o campeão da Libertadores acertou a trave adversária aos 18. Renato Augusto, que substituiu Douglas, que por sua vez entrara no lugar de Danilo, levantou e Guilherme acertou o poste esquerdo. Os dois meias do Timão deixaram o jogo por lesão.

Teve início então uma pressão corintiana. Aos 20 minutos, Rogério Ceni teve que sair nos pés de Emerson, que chegou cara a cara; dois minutos Romarinho concluiu de peito a meia altura e viu a bola bater na trave esquerda.

Já com o clássico sob seu controle novamente, o Corinthians desempatou aos 30. Renato Augusto dominou no peito depois de lançamento longo, viu Ceni adiantado e acertou uma linda finalização por cobertura.

Depois do segundo gol do Timão, o jogo esfriou. O Tricolor até tentou sair para o ataque, mas esbarrou em uma forte marcação e teve apenas uma oportunidade para empatar, aos 40 minutos. Luis Fabiano saiu da área e fez o chuveirinho para Aloísio, que completou. Quase em cima da linha, Fábio Santos afastou o perigo e garantiu o triunfo.

Ficha técnica:

São Paulo: Rogério Ceni; Douglas (Wellington), Lúcio, Rafael Tolói e Juan; Denílson (Lucas Evangelista), Rodrigo Caio, Jadson e Paulo Henrique Ganso (Aloísio); Osvaldo e Luis Fabiano. Técnico: Ney Franco.

Corinthians: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Danilo (Douglas) (Renato Augusto) e Romarinho; Emerson (Ibson) e Paolo Guerrero. Técnico: Tite.

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro, auxiliado por Marcelo Van Gasse e Kléber Lúcio Gil.

Cartões amarelos: Ganso, Jadson, Juan e Wellington (São Paulo); Ralf, Emerson, Renato Augusto e Guerrero (Corinthians).

Gols: Aloísio (São Paulo); Guerrero e Renato Augusto (Corinthians).

Estádio do Morumbi, em São Paulo.


int(1)

Corinthians mantém tabu e fica a um empate do título da Recopa