Sem grandes dificuldades, o Corinthians venceu nesta quarta-feira o San José por 3 a 0, garantiu o primeiro lugar do grupo 5 da Taça Libertadores, e de quebra passou a ocupar o segundo posto, ao menos provisoriamente, entre os líderes de chave na competição.

Como não contava com a altitudade de mais de 3.700 metros da cidade boliviana de Oruro, a equipe visitante acabou sendo presa fácil. Com isso, Romarinho, Guerrero e Edenílson, nos acréscimos do segundo tempo, marcaram os gols que selaram a vitória alvinegra.

Com o resultado, o atual campeão sul-americano e mundial chegou aos 13 pontos, e ultrapassou inclusive o Vélez Sarsfield, ficando atrás apenas do Atlético Mineiro, entre os primeiros colocados. O Timão, no entanto, ainda pode ser ultrapassado por quatro líderes até o encerramento da fase de grupos.

Ainda nesta quarta-feira, o Tijuana superou o Millonarios por 1 a 0, com gol do ex-cruzeirense Fidel Martínez, aos 48 minutos do segundo tempo, e também chegou aos 13 pontos, assumindo provisoriamente a posição melhor segundo colocado (e só pode ser superado por um time).

Com a tranquilidade de estar garantido na próxima fase antes do jogo, o Corinthians veio a campo sem o goleiro Cássio, contundido, que deu lugar a Julio Cesar. Na frente, o técnico Tite reeditou o uso de três atacantes, com Emerson e Romarinho pelos lados do campo e Guerrero como centroavante.

O time brasileiro, a partir do apito inicial resolveu partir para cima, sem dar qualquer chance para que o San José sonhasse em surpreender. Logo aos 4 minutos, após jogada brigada de Emerson, Danilo ficou perto de marcar, chutando por cima do gol de Lampe.

Pouco depois, os jogadores do Timão reclamaram de pênalti em Emerson, em lance ignorado pelo árbitro argentino Mauro Vigliano. E não marcação da falta parece ter abatida os donos da casa, que demoraram a se encontrar novamente na partida.

E foi aos 23 minutos de jogo que o Corinthians voltou a ficar ligado. Primeiro com uma boa cabeçada de Paulinho que terminou com defesa de Lampe. Logo em seguida a finalização ficou por conta de Romarinho. Após cobrança de falta de Emerson, o “talismã” cabeceou bem para abrir o placar da partida.

A partir daí, o Timão voltou a colocar carga total em suas baterias ofensivas. Guerrero obrigou Lampe a fazer ótima defesa aos 31. Logo depois, o goleador peruano apareceu de novo, dessa vez finalizando por cima do gol.

No finzinho do primeiro, se o Corinthians não tinha grandes dificuldades, viu ainda o rival ficar com um a menos em campo, com a expulsão de Carlos Tordoya, que recebeu o segundo amarelo aos 45 minutos de jogo, ao cometer falta em Alessandro.

Com um a mais, além da evidente superioridade técnica, o time paulista procurou dominar o rival territorialmente, trocando bola, no entanto, sem atacar efetivamente, pelo menos, nos primeiros minutos do segundo tempo.

Se o jogo estava frio, a solução era jogar bola na área para Paolo Guerrero. E a tática não demorou a se mostrar eficiente. Aos 14 minutos do segundo tempo, o peruano recebeu belo passe de Emerson, matou no peito e encheu o pé para fazer o segundo do Timão.

Não satisfeito, afinal, mais um gol colocaria provisoriamente sua equipe como a segunda melhor líder de chave, ultrapassando o Vélez Sarsfield, Tite colocou o quarto atacante em campo, ao tirar Danilo para dar lugar a Alexandre Pato. Pouco depois, Jorge Henrique entrou na vaga de Guerrero.

E os dois jogadores que entraram em campo participaram aos 28 minutos do segundo tempo, de lance enrolado que quase terminou com gol corintiano. Aos 28, Pato brigou pela bola, Paulinho tentou bater mais foi travado por Lampe e, na sobra, Jorge Henrique chutou para o gol, mas o volante Didi Torrico tirou em cima da linha.

A busca pelo importante gol prosseguiu no Timão. Aos 42, Pato recebeu de Fábio Santos, se livrou da marcação e acertou a trave do goleiro Lampe. Cinco minutos depois, a insistência foi premiada, quando Emerson passou de letra para Romarinho, que lançou Edenílson, que bateu cruzado para fazer o terceiro, fechando a vitória do campeão do mundo.


int(1)

Corinthians vence San José, faz bom saldo e aguarda rival na Libertadores