Chelsea e Basel iam ficando no empate em nesta quinta-feira (25), na partida de ida das semifinais da Liga Europa, disputada na Basileia, mas o zagueiro David Luiz balançou a rede aos 49 minutos do segundo tempo e colocou a equipe inglesa muito próxima da decisão.

Com o resultado obtido fora de casa, os Blues, atuais vencedores da Liga dos Campeões, poderão até perder por 1 a 0 em casa na próxima quinta-feira, em Londres, que mesmo assim estarão na final do dia 15 de maio.

No estádio St. Jakob-Park, que teve a presença ilustre do tenista suíço Roger Federer, Moses abriu o placar para os visitantes, e Schär igualou. Coube então ao zagueiro da seleção brasileira selar o triunfo do ainda campeão europeu.

O técnico dos Blues, Rafa Benítez, deixou o meia Oscar no banco, colocando em campo apenas no segundo tempo. Assim, o zagueiro David Luiz e o meio-campista Ramires foram os únicos brasileiros a começarem jogando.

Jogando em casa, o Basel atacou mais nos primeiros minutos, mas foi o Chelsea que abriu o placar. Aos 11, Lampard ganhou escanteio que ele mesmo cobrou da direita. Moses subiu com certa liberdade e cabeceou para a rede.

A resposta dos donos da casa não demorou a acontecer. Cinco minutos depois, Schär encheu o pé e obrigou Cech a fazer linda defesa. Logo na sequência, Salah recebeu de Stacker na entrada da área pela esquerda e carimbou a marcação.

O Basel não diminuía o ritmo, mas os Blues se postavam bem na defesa e ainda armava bons contra-ataques. Aos 31 e aos 33 minutos, Torres recebeu dois bons passes de Hazard, mas uma finalização parou na defesa e a outra no goleiro Sommer.

Ramires também teve uma oportunidade para marcar o segundo ainda na etapa inicial. Aos 37, Ivanovic descolou bom passe para o brasileiro, que bateu rasteiro para boa defesa de Sommer.

Por muito pouco a equipe suíça não empatou já nos primeiros movimentos do segundo tempo. Logo aos três minutos, Stocker dominou dentro da área, girou e acertou a trave direita. O Chelsea devolveu na mesmo moeda, cinco minutos depois, quando Torres bateu de primeira após mais um passe de Hazard.

Aos 12, o Basel teve outra boa chance para igualar, após trapalhada de Petr Cech. Mas Streller não aproveitou, cabeceando para fora.

A equipe suíça seguiu pressionando os Blues. Com 23 minutos da etapa final, Frei chutou de fora da área e a bola passou a esquerda de Cech. Aos 28, Díaz recebeu pelo lado esquerdo, mas finalizou por cima do alvo.

Até que, aos 40, Azpilicueta derrubou Stocker dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Schär cobrou com perfeição no canto direito e enfim conseguiu o 1 a 1.

A torcida local teve oito minutos para comemorar. Quando tudo indicava um empate, David Luiz marcou o segundo da equipe londrina. Aos 48, defensor brasileiro cobrou falta e contou com uma falha do goleiro adversário.

Sem mais artigos