Depois de Ronda Rousey, ninguém mais ousa duvidar de um rostinho bonito dentro do octógono. O mito de que mulher e luta não combinam foi totalmente enterrado em larga escala após a estreia das categorias femininas no UFC, quando a porrada comeu solta e lutadoras de altíssimo nível foram apresentadas para o grande público. Com o crescimento da participação feminina no MMA, diversos talentos estão surgindo impulsionados pelo sucesso da categoria e Paige VanZant, de apenas 20 anos, é um baita exemplo disso.

Nascida em 1994, Paige começou cedo sua história nas artes marciais: com 15 anos, começou as aulas de defesa pessoal por sofrer muito bullying das garotas maiores do que ela no colégio. Ao 16, ingressou no mundo do wrestling e desde então vem se aperfeiçoando nas artes marciais mistas.

Em 2012, sua beleza chamou a atenção de alguns eventos de MMA e Paige foi trabalhar como ring girl – aquelas moças bonitas que passam com a plaquinha avisando em qual round a luta está – em torneios pequenos dos Estados Unidos, como o Shark Fights e o Blood Happens. A partir daí a pequena garota (que já era um tanto musculosa) conseguiu algumas vaguinhas em lutas de eventos menores, como o próprio Blood Happens, depois foi pra um dos maiores eventos de MMA feminino do mundo, o Invicta FC,  no perdeu sua primeira luta. No total, ela tem cinco lutas profissionais em cinco organizações diferentes, incluindo o UFC. Em novembro do ano passado ela estreou com vitória na maior organização de MMA do mundo, com direito a prêmio por Luta da Noite. O seu cartel é de 5 lutas, 4 vitórias e uma derrota. Das suas vitórias, duas foram por decisão unânime, uma por finalização e uma por nocaute técnico.

Apesar de estar atualmente no Peso Palha (até 52 kg), ela já é apontada como sucessora de Ronda Rousey no UFC feminino. Vale lembrar que Ronda é atleta do Peso Galo (até 61 kg). Mesmo assim, Paige VanZant pode dar continuidade ao legado de Ronda, mostrando que lugar de mulher é onde elas quiserem, inclusive dentro do octógono.


int(1)

De ring girl a lutadora do UFC: conheça Paige VanZant, a nova queridinha do MMA mundial