A decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) sobre quatro nadadores brasileiros, entre eles o campeão olímpico e mundial dos 50 metros livres, César Cielo, pode ser divulgada na próxima sexta-feira, segundo apurou a Agência Efe nesta quarta junto a diferentes fontes do Mundial de Natação, em Xangai.

Em 1º de julho, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos anunciou que quatro de seus nadadores – César Cielo, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinícius Waked – foram pegos no exame antidoping pela substância furosemida.

Os quatro nadadores explicaram que o diurético apareceu em suas análises devido à contaminação de um suplemento alimentício legal que consomem.

A federação brasileira decidiu punir os atletas com uma advertência e a perda das medalhas conquistadas por eles no Troféu Maria Lenk, disputado no Rio de Janeiro em maio.

Posteriormente, a Federação Internacional de Natação (Fina) decidiu recorrer ao CAS da decisão da confederação brasileira.

Nesta quarta-feira, Cielo, acompanhado por um advogado que também representou Barbosa, Santos e Waked, se apresentou para uma audiência perante uma delegação da CAS na Universidade de Ciências Políticas e Direito de Xangai.

Cielo, de 24 anos, espera ser liberado para competir no Mundial de Xangai e defender seus dois títulos mundiais conquistados em Roma em 2009, nos 50 e 100 metros livres. As provas de natação começarão no próximo domingo na piscina principal do Centro Esportivo Oriental de Xangai. 


int(1)

Decisão sobre César Cielo pode ser divulgada na próxima sexta-feira