A Dinamarca provocou a primeira zebra da fase final da Eurocopa, ao vencer por 1 a 0 a Holanda, em partida disputada neste sábado, em Kharkiv, na Ucrânia, pela abertura do grupo B da competição continental.

O gol dinamarquês foi marcado pelo meia-atacante Michael Krohn-Dehli, jogador do Brondby, aos 23 minutos do primeiro tempo. Com o placar, a equipe nórdica larga com três pontos, no que foi chamado o “grupo da morte”, enquanto os vice-campeões mundiais não marcam pontos. Ainda neste sábado, Alemanha e Portugal completam a rodada.

Com a vitória, a Dinamarca devolve a derrota por 2 a 0 sofrida na estreia das duas seleções na Copa do Mundo de 2010, em Johanesburgo.

A partida teve quebra de recorde, com a escalação do holandês Jetro Willems na lateral-esquerda, que se tornou o mais jovem jogador a disputar uma partida da fase final de Eurocopa. O defensor do PSV entrou em campo com 18 anos e 71 dias, superando o belga Enzo Scifo, que tinha 18 anos e 115 dias, no torneio de 1984.

O início de jogo foi de ritmo avassalador para a Holanda, que partiu para cima, encurralando o adversário em seu campo de defesa. Em pouco menos de 20 minutos, Willems, Van Persie, Robben e Sneidjer estiveram próximo do gol, que parecia ser questão de tempo para acontecer.

Contudo, quando a rede balançou, quem fez a festa foi a Dinamarca. Aos 23, em descida de Poulsen pela esquerda, a bola sobrou para Krohn-Dehli, que se livrou de dois marcadores e finalizou na saída de Stekelemburg para abrir o placar.

Sentindo o golpe, a Holanda demorou a se encontrar no jogo, errando muitos passes e dando espaços para os dinamarqueses. Só aos 35 minutos a equipe conseguiu ameaçar, quando Robben bateu de fora da área na trave esquerda de Andersen.

A etapa complementar começou de forma muito parecida ao primeiro tempo, com os atuais vice-campeões mundiais pressionando desde o primeiro instante. A principal oportunidade veio pelos pés de Van Bommel, aos seis minutos, que acertou chute forte de fora da área, para grande defesa de Andersen.

Como o gol não saia, o técnico Bert van Marwijk, partiu para cima, colocando Huntelaar e Van der Vaart no time, nos lugares de De Jong e Afellay. Logo no primeiro lance, aos 30 minutos, o centroavante do Schalke 04, teve boa oportunidade, mas foi parado pelo goleiro dinamarquês.

No fim do jogo, nem mesmo a ousadia de tirar um lateral (Van der Wiel) para lançar um atacante (Kuyt) surtiu efeito para os holandeses, que saíram do estádio Metalist derrotados.


int(1)

Dinamarca segura pressão da Holanda e larga com vitória no "grupo da morte"

Sair da versão mobile