O sérvio Novak Djokovic mostrou poder de reação neste domingo, venceu o espanhol Rafael Nadal de virada, e assim conquistou o Masters 1000 de Roma, seu terceiro título da temporada, e também o terceiro no torneio disputado no saibro na capital italiana.

No duelo entre os dois primeiros lugares no ranking da ATP, o perseguidor bateu o líder, e também favorito pelo tipo de piso. Djoko precisou de duas horas e 19 minutos para bater o primeiro do mundo por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-3 e 6-3.

O sérvio já tinha sido campeão nos Masters 1000 de Indian Wells e Maimi. Ao todo, o tenista já acumula 19 títulos com esta pontuação, e 44 contando todas as competições do circuito profissional masculino.

Nadal, por sua vez, pela primeira vez chegará ao torneio de Roland Garros acumulando três derrotas na temporada europeia no saibro. Além disso,a redução de 650 pontos com relação a Djoko no ranking mundial, colocam sua liderança em risco no Grand Slam francês.

Ao fim da partida, ‘Nole’ desenhou um coração na terra batida em que venceu o espanhol, repetindo gesto feito por Gustavo Kuerten, 13 anos atrás, após a conquista de Roland Garros.

“Este coração é para vocês, e para meu país, que sofre tanto neste momento”, garantiu Djokovic, no discurso pós-título.

Desde 2005, apenas os dois finalistas de hoje conquistaram o Masters 1000 de Roma. O sérvio agora tem três títulos do torneio, enquanto Nadal venceu sete vezes, inclusive, as duas edições anteriores.

No jogo, o número 1 do mundo teve tranquilidade apenas no primeiro set, quando chegou a abrir 4-1, e mesmo com “endurecida” do rival, que venceu dois games seguidos, conseguiu confirmar o saque no 10º game e fechou em 6-4.

Com rendimento crescente, Djoko começou o segundo set arrasador, abrindo 3-0. Nadal voltou a ter serviço quebrado no sexto game, e logo depois, com uma dupla falta, acabou permitindo que o adversário vencesse em 6-3.

No sete decisivo, houve menos facilidade, mas o sérvio, que chegou a abrir 2-0 e permitiu igualdade em 3-3, aniquilou o espanhol no sétimo game, e com condição física superior, não deu mais chances até fechar em 6-3 novamente e ficar com o título.


int(1)

Djokovic vence Nadal de virada e conquista Masters 1000 de Roma pela 3ª vez