No último fim de semana, o município de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, recebeu a abertura dos Jogos da Baixada. A cidade foi a escolhida para abrigar a cerimônia por ser a atual campeã da competição, promovida anualmente por um jornal fluminense. Delegações das localidades participantes desfilaram na ocasião, que contou ainda com a apresentação de grupos de dança e com o sorteio de uma bola da Copa do Mundo 2014. A pira olímpica foi acendida por Cidinho, jogador do Botafogo natural da Baixada Fluminense e ex-participante dos Jogos da Baixada.

Durante a abertura, o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, destacou a importância dos Jogos e da prática esportiva para a melhoria de vida de crianças e adolescentes, e apresentou uma grande novidade: a prefeitura concederá a dois participantes da competição a chance de passar três meses realizando um intercâmbio na conceituada Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Em sua décima-sétima edição, os Jogos da Baixada envolverão 3.500 jovens durante os próximosdois meses, divididos em nove modalidades nas categorias sub-13 e sub-17. Os atletas são moradores dos 13 municípios que compõem a Baixada Fluminense, e disputarão o título de campeão do futebol de campo, futsal, judô, handebol, xadrez, basquete, atletismo, natação e vôlei.

Sem mais artigos