Atual campeão do ATP Finals, Roger Federer pode entrar para a história do tênis mundial nesta semana. Se faturar pela sexta vez o torneio, o suíço será o maior vencedor de todos os tempos da competição.

Em caso de nova conquista esse ano, em Londres, Federer chegará ao hexacampeonato do ATP Finals e deixará para trás o americano Pete Sampras e o tcheco Ivan Lendl.

A saga de Roger Federer começou em 2003. Na ocasião, em Houston, o atual número três do mundo despachou o americano André Agassi por 3 a 0.

No ano seguinte, no mesmo lugar, a vítima foi Lleyton Hewitt por 2 a 0, adversário que na época já tinha duas conquistas do ATP Finals.

Em 2005, Roger Federer poderia ter se tornado tricampeão da competição, mas uma derrota para David Nalbandian, em Xangai, impediu o feito.

Apesar da derrota, o suíço seguiu em grande fase e na China mesmo conquistou suas duas taças seguintes. Em 2006, o americano James Blake foi a vítima por 3 a 0. Em 2007, o espanhol David Ferrer perdeu.

O rendimento de Federer caiu em 2008 e 2009 quando o jogador não chegou nem à final do torneio. No entanto, no ano passado, contra Rafael Nadal, o suíço voltou a brilhar ao bater o rival espanhol por 3 a 0.


int(1)

Em Londres, Roger Federer pode ser tornar maior vencedor do ATP Finals na história