De revelação do Porto no início dos anos 2000 a destaque da seleção de Portugal e do futebol alemão uma década depois, o atacante Hugo Almeida, hoje titular e estrela do Besiktas, da Turquia, é uma das apostas do técnico Paulo Bento para a disputa da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá pela segunda vez no Brasil. Em um papo exclusivo com o Virgula Esporte, o jogador falou sobre a expectativa de poder atuar em seu segundo Mundial e ainda abriu as portas para atuar no futebol brasileiro depois da competição entre seleções.

Presente em toda campanha de Portugal na briga por uma vaga na Copa de 2014, Hugo Almeida, atualmente com 29 anos de idade, relatou as dificuldades que a equipe teve até chegar ao crucial duelo contra a Suécia, este ano, na respecagem no Mundial.

“Fizemos dois grandes jogos, tanto em Lisboa, como em Estocolmo. Apesar de termos tido alguns minutos de pressão quando a Suécia fez 2 a 1 (jogo de volta), que na minha opinião não espelhava aquilo que se tinha passado, conseguimos superar as dificuldades e resolver a eliminatória”, disse o português, que fez dupla de com Cristiano Ronaldo no segundo jogo.

Com a vaga garantida para a Copa do Mundo, onde terá como Alemanha, Estados Unidos e Gana adversários no Grupo G, na primeira fase do torneio, Hugo Almeida diz que o elenco está preparado para a competição e que seu país já ‘respira’ a disputa.

“Estamos prontos para o ano que vem. Portugal é um país que vive muito o futebol, e quando se trata de uma Eurocopa ou Copa do Mundo, as pessoas ficam totalmente envolvidas com a seleção, tentam apoiar e vibram muito durante os jogos”, garantiu o atacante do Besiktas, que exaltou o fato da disputa acontecer no Brasil. “Um mundial é sempre a maior competição do mundo, os melhores do mundo estão lá, e todos querem participar dele, seja em que pais do mundo aconteca. Agora, claro que o Brasil é um pais especial para todos os portugueses, pela relação que temos, por ser um país irmão e também por ser o país do futebol”, completou o jogador.

Antenado às notícias que diariamente fomentam os jornais internacionais sobre a Copa do Mundo de 2014, Hugo Almeida lamentou o ocorrido na Arena Corinthians e espera que o caso do guidaste seja algo isolado nas obras para o Mundial.

“Com muito tristeza e claro. Infelizmente são coisas que podem acontecer em qualquer pais do mundo, esperemos que tenha sido apenas um caso  isolado”, afirmou.

Com contrato junto ao Besiktas até julho de 2014, antes do início da Copa do Mundo, Hugo Almeida deixou seu futo em aberto após o Mundial de seleções. “O futuro a deus pertence. Tenho contrato aqui no Besiktas até final desta temporada e me sinto bem no clube. Porém, somos profissionais e temos de ver a melhor opção para a nossa carreira”, disse o jogador, que não descartou atuar no futebol brasileiro após a Copa do Mundo de  2014. “Porque não? O Brasil é um pais que é apaixonado por futebol, um pais fantástico, um país irmao. Quem sabe um dia…”, completou o português.

Questionado se conhecia o futebol brasileiro de perto, Hugo Almeida surpreendeu ao responder que assiste a quase todos os jogos do Campeonato Brasileiro. “Brasileirão? Claro que conheço. Eu gosto de acompanhar, acho um campeonato muito competitivo com grandes equipes”, concluiu.


int(1)

Espectador do Brasileirão, português Hugo Almeida cogita atuar no país após a Copa