Principal preocupação da Fifa quando o assunto é estádio da Copa do Mundo de 2014, por conta do atraso em suas obras e paralizações feitas pelo Ministério Público de Curitiba, a Arena da Baixada chegou a 88% de conclusão no início de dezembro e iniciou a instalação dos 43 mil assentos coberto do palco paranaense no Mundial de seleções do ano que vem.

Segundo informações divulgadas pela CAP/SA neste final de semana, empresa que gerencia o projeto do estádio do Atlético-PR, as principais frentes de trabalho se concentram agora na conclusão da colocação das novas cadeiras, na construção da estrutura metálica da cobertura e na terraplanagem para a preparação do campo de jogo.

Com capacidade para 43 mil torcedores, as arquibancadas do estádio foram perfuradas para a fixação das cadeiras. No total, serão 150 mil furos em toda a arena para receber os assentos, sendo que foi iniciada a colocação na arquibancada inferior da Getúlio Vargas, que está com aproximadamente 30% de instalação realizada.

Além disso, toda a arquibancada antiga passa por um tratamento de revitalização com aplicação de verniz para a colocação das novas cadeiras. Os degraus de acesso às arquibancadas estão sendo reformulados para adequação da nova capacidade de público da arena. Além disso, foram colocadas pequenas escadas de acesso entre os degraus da arquibancada superior da Brasílio Itiberê.

A área do campo de jogo passa pelos trabalhos de drenagem e as primeiras camadas de substrato da base do gramado já estão sendo colocadas, preparando o local para receber, em janeiro, as placas de grama.

Atrás da reta da Brasílio Itiberê está sendo montado um prédio metálico que dará acesso às áreas Vips da arena e também acesso às áreas técnicas e de imprensa. Foram montadas as estruturas de quatro dos cinco pavimentos do edifício.

A montagem do prédio metálico paralelo à Rua Madre Maria, que durante a Copa do Mundo será utilizado pela imprensa e os trabalhos para fixação das peças que farão o fechamento lateral da arena também foram iniciados, na reta da Getúlio Vargas e também na Coronel Dulcídio.

Jogo inaugural

Apesar do prazo dado pela Fifa de ter todos os estádio prontos em 31 de dezembro deste ano (com excessão a Arena Corinthians, devido o acidente com o guindaste), a expectativa é que a Arena da Baixada, e os outros quatro estádios inacabados, sejam entregues e passem pelo primeiro evento-teste somente em março de 2014.

Partidas

A Arena da Baixada receberá quatro partidas da Copa do Mundo de 2014. O primeiro jogo acontecerá no dia 16 de junho, uma segunda-feira, às 16h, entre Irã x Nigéria.  No dia 23 de junho, também em uma segunda, Austrália e Espanha se encaram às 13h, pelo Grupo B. Honduras e Equador se enfrentam dois dias antes, às 19h de uma sexta, pelo Grupo E. A capital paranaense encerra a participação no Mundial com o confronto entre Argélia x Rússia, no dia 26 de junho, numa quinta-feira, às 17h, válido pelo Grupo H.

Sem mais artigos