A estreia do melhor jogador de futebol do mundo da atualidade em uma partida oficial pelo Barcelona completa nesta quarta-feira, dia 16 de outubro de 2013, nove anos. Na mesma data, no ano de 2004, o argentino Lionel Messi, que vestia até então a camisa de número 30 e usava cabelos compridos, entrou no lugar do luso-brasileiro Deco aos 38 minutos do segundo tempo e ajudou o time catalão a derrotar o rival Espanyol, por 1 a 0, no clássico local disputado no Estádio Cornellà-El Prat.

Desde a estreia do argentino, tanto o Barcelona como Messi, que com o passar do tempo ficou com a camisa 10, conquistaram todos os títulos possíveis, desde a Liga Espanhola até o Mundial de Clubes da Fifa. E do atual time comandado por Tata Martino, apenas Valdés, Puyol, Xavi e Iniesta, que assim como Messi entrou no segundo tempo, estiveram na vitória contra o rival na estreia do argentino, quando os catalães eram dirigidos por Frank Rijkaard.

A equipe daquela época ainda contava com os brasileiro Belletti e Ronaldinho Gaúcho, além dos zagueiros Oleguer e Rafa Márquez, o lateral Van Bronckhorst, o meia-atacante Larsson e o centroavante Samuel Eto’o.

Um ano antes do duelo contra o Espanyol, Messi já tinha disputado uma partida pelo Barcelona, mas foi em um amistoso em Portugal, contra o Porto, então dirigido pelo técnico José Mourinho. Assim como a estreia em uma partida oficial, Messi entrou na vaga de Deco, com apenas 16 anos de idade e já mostrava personalidade.

Desde então, foram  388 jogos oficiais pelo  time principal do Barcelona e 324 gols marcados. Se formos contar as conquistas, os números só aumentam a favor do argentino. Em nove anos como profissional do Barcelona, foral seis Campeonatos Espanhóis, duas Copas do Rei, seis Supercopas da Espanha, três Ligas dos Campeões, duas Supercopas da Europa e dois Mundiais de Clubes da Fifa.

Nas conquistas individuais, o craque argetino tem em sua casa quatro Bolas de Ouro conquistadas de forma consecutiva, isso aos 26 anos de idade.

Veja no vídeo abaixo como foi a estreia de Messi no Barcelona:

Veja a ficha técnica completa da estreia de Messi

Jogo: Espanyol 0x1 Barcelona

Local: Estádio Cornellà-El Prat
Público presente: 34 mil torcedores 
Árbitro: Megía Dávila

Espanyol: Kameni; Ibarra, Lopo, Pochettino e David García; Ito, Morales (Alex Fernández), Maxi (Amavisca) e Oscar Serrano (Ferran Corominas); De la Peña e Tamudo.

Barcelona: Valdés; Belletti, Puyol, Oleguer e Van Bronckhorst; Márquez, Xavi, Deco (Messi) e Larsson; Eto’o (Iniesta) e Ronaldinho Gaúcho.

Sem mais artigos