A Pluri Consultoria divulgou nesta quarta-feira (04) um estudo no qual avalia o custo de diversos estádios ao redor do mundo, analisando, principalmente, o custo por assento. Entre os 66 da lista, nove estão no Brasil, sendo seis deles utilizados para a Copa do Mundo. Impressiona também que dois palcos da Copa do Mundo, o Mané Garrincha e a Arena Corinthians, apareçam em terceiro e décimo, respectivamente.

O estudo da consultoria, se não coloca muitos estádios do Oriente Médio e da Ásia por falta de dados confiáveis, traz a compilação somente com estádios construídos para a prática do futebol e que tenham sido levantados nos últimos dez anos, não levando em consideração os reformados de 2004 para cá, como, por exemplo, o Maracanã e o Mineirão, que também serão utilizados no Mundial.

“É preciso cautela na comparação do custo de construção das arenas, já que há diferenças significativas entre as mesmas, como diferentes níveis de tecnologia, acabamento e equipamentos existentes, além da própria data de construção, já que os valores são históricos, não incorporando a inflação até a data atual”, lê-se no relatório oficial.

Vale salientar ainda que o estudo foi realizado com estádios que tenham um percentual maior destinado a camarotes e áreas VIP do que outros – o que difere bastante seus preços finais -, já que a média do valor de cada assento sofre inevitável mudança.

Dentre as obras destinadas a clubes, e não a governos e conglomerados, somente quatro aparecem no top 20, sendo que duas delas são dos brasileiros e rivais Corinthians e Palmeiras (que aparece na vigésima posição).

Veja abaixo os 66, com detalhes:






int(1)

Estudo revela os 66 estádios mais caros do mundo com dois brasileiros no top 10

Sair da versão mobile