A Federação Internacional de Rúgbi (IRB, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira (06) que as seleções masculina e feminina do Brasil terão uma vaga garantida nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

O organismo acaba de aprovar os critérios de classificação para os próximos Jogos, nos quais o rúgbi vai estrear na modalidade de sete.

Tanto para homens como para mulheres, quatro seleções se classificarão nas Séries Mundiais 2014-2015; em cada um dos seis torneios regionais será concedida uma vaga mais; e obterá também acesso aos Jogos a equipe que vencer uma eliminatória mundial. Com o Brasil, completarão a quota de 12 que lutarão pelas medalhas olímpicas.

A IRB considerou que a concessão de uma vaga automática para o país organizador premia o forte crescimento do rúgbi no Brasil, onde os praticantes aumentaram mais de 25% desde 2011.

“A decisão é boa para o rúgbi, boa para o Brasil e boa para os Jogos”, afirmou o presidente da federação, Bernard Lapasset.

A IRB investiu US$ 400 mil em 2013 no Brasil para melhorar as estruturas deste esporte. São Paulo acolherá nos dias 21 e 22 de fevereiro a terceira rodada das Séries Mundiais femininas.

Sem mais artigos