A Federação Internacional de Basquete (FIBA) confirmou que sorteará na próxima segunda-feira, no Auditório do Comitê Olímpico Brasileiro, a composição dos grupos para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

O sorteio, que definirá os grupos do torneio olímpico nas categorias masculina e feminina, será realizado às 11h (horário de Brasília).

Até o momento, na categoria masculina, nove seleções nacionais estão classificadas: Argentina, Austrália, Brasil, China, França, Grã-Bretanha, Espanha, Tunísia e Estados Unidos. Já na feminina são apenas sete: Angola, Austrália, Brasil, China, Grã-Bretanha, Rússia e Estados Unidos.

Entre as oito vagas restantes para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres, três são para seleções masculinas e cinco para femininas. Essas vagas deverão ser determinadas em dois torneios pré-olímpicos, que serão disputados em Caracas (Venezuela) e Ancara (Turquia), no final do mês de junho e no começo de julho, respectivamente.

Além da definição dos grupos, a Fiba também deverá definir qual será a sede do Campeonato Mundial sub-19 do próximo ano, além dos preparativos para a Copa do Mundo de basquete de 2014, na Espanha, e o Campeonato Mundial Feminino da Turquia.

O sistema de competição para o período 2017-2030 será outro tema importante nesta reunião. Em sua última reunião, em dezembro de 2011, a Fiba aprovou uma investigação para buscar novas formas de competição.

Fiba definirá grupos de Londres 2012 na próxima 2ª feira, no Rio de Janeiro

Sem mais artigos