O Comitê de Emergência da Fifa concedeu nesta segunda-feira (13) autorização a suas confederações afiliadas para a disputa de amistosos contra clubes e seleções do Kosovo, de acordo com o artigo 83 do estatuto da entidade e após reuniões realizadas desde 2012 para abordar a questão.

A proposta foi apresentada ao Comitê de Emergência após um encontro realizado pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, com representantes da Associação de Futebol da Sérvia e da Federação de Futebol do Kosovo (FKK), Tomislav Karadzic e Fadil Vokrri, respectivamente, no último dia 10.

De acordo com a decisão, os clubes e seleções do Kosovo não podem exibir símbolos nacionais, como bandeiras ou emblemas, nem tocar hinos nacionais. Contudo, “estão autorizados a vestir ou utilizar uniformes ou equipamentos com o nome Kosovo”, relatou o comunicado.

A Fifa esclareceu que os clubes e as seleções do Kosovo não poderão disputar partidas por competições oficiais enquanto a Federação não se tornar membro da Fifa, nem disputar jogos contra clubes ou seleções de países da antiga Iugoslávia.

Os amistosos envolvendo equipes de Kosovo serão realizados em seu território, previamente informados por escrito, com 21 dias de antecedência pelo menos. Cabe à Fifa, por sua vez, comunicar à Federação de Futebol da Sérvia sobre essas partidas.

Qualquer descumprimento do acordo será comunicado à Fifa, e o mesmo será rescindido.


int(1)

Fifa autoriza confederações a jogar amistosos contra Kosovo