A International Football Association Board (Ifab, na sigla em inglês), entidade que define as regras do futebol, se reunirá no próximo sábado em Surrey, na Inglaterra, e entre os assuntos que serão debatidos está a possibilidade de permitir uma quarta substituição em partidas de mata-mata que terminam empatadas e vão para a prorrogação.

Na 126ª Assembleia Geral Anual da Ifab, que acontecerá no dia 3 de março, também serão apresentados um novo texto para esclarecer qual deve ser o procedimento do árbitro caso uma bola ao chão seja chutada diretamente para o gol adversário e outro texto sobre a chamada “punição tripla”. Atualmente, o jogador que impede uma oportunidade clara de gol por meio de uma infração é punido com pênalti, expulsão e suspensão.

No programa de debate está também a possibilidade de utilização de tecnologia na linha de gol. O Empa, instituto independente que conduz os testes, apresentará um relatório sobre a primeira fase de testes, que aconteceu entre novembro e dezembro de 2011 com oito empresas de tecnologia, e delineará os procedimentos a serem seguidos na segunda etapa do programa, marcada para o período entre março e junho de 2012.

Outros temas que também serão avaliados é a utilização do sistema com cinco árbitros (dois deles na linha de fundo para auxiliar as decisões do juiz principal), a proibição aos véus utilizados por jogadoras muçulmanas em jogos oficiais e a possibilidade do uso do spray, testado na Copa América 2011, para demarcar a distância de 9,15m entre a bola e a barreira durante uma cobrança de falta.

Fifa estudará 4ª substituição em jogos de mata-mata que vão para prorrogação

Sem mais artigos