O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse nesta segunda-feira (20) que visitará mensalmente os estádios que vão receber partidas da Copa do Mundo para “ter uma visão mensal” do progresso das obras, que em sua maioria estão atrasadas.

Valcke se expressou nestes termos após visitar a Arena Corinthians, palco do jogo de abertura, entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho, e que deveria estar pronto hoje, mas só vai ser inaugurado em 15 de abril, informou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Em entrevista coletiva no estádio, também conhecido como Itaquerão e que em novembro ganhou destaque na imprensa internacional devido ao acidente que provocou a morte de dois operários, Valcke minimizou os atrasos e disse estar “satisfeito” com o avanço das obras.

O dirigente lembrou que o Brasil está “a quatro meses e três semanas” da abertura da Copa e que, apesar de hoje ser “a data de entrega” do estádio, “infelizmente ocorreu um acidente e ele não está pronto” dentro do prazo.

“Desde o primeiro minuto fomos informados sobre o acidente e expressamos todo nosso apoio a São Paulo”, afirmou Valcke, garantindo que os preparativos “estão bem encaminhados”.

Valcke informou que na reunião prévia à visita ao estádio se encontrou com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e no encontro pôde constatar “o apoio” das autoridades.

“Não é fácil organizar um Mundial, por isso discutimos vários pontos pendentes como as estruturas temporárias em São Paulo e outras cidades, mas estamos satisfeitos com o apoio do prefeito e do governador (Geraldo Alckmin) e sabemos a importância que a partida inaugural tem para a cidade”, explicou.

Além disso, o secretário-geral da Fifa não quis antecipar avaliações sobre os próximos estádios que vai visitar nesta semana – Cuiabá e Curitiba – e revelou que não fará declarações até o término das inspeções. O dirigente vai ainda participar, na próxima quarta-feira (22), da inauguração da Arena das Dunas (foto abaixo), em Natal, outra sede de jogos da Copa.

Também na entrevista, o ministro Aldo Rebelo declarou que, como “a data de abertura (da Copa) se aproxima, as expectativas do Brasil e do resto do mundo vão crescendo”, mas que o Itaquerão está com “97%” de suas obras concluídas – porcentagem que, para muitos dos jornalistas presentes à visita da Fifa, não condiz com a realidade.

Além disso, Rebelo lembrou que o estádio fica na zona leste de São Paulo, “uma das áreas com índice de desenvolvimento humano mais baixo” da cidade e argumentou que “a Copa vai beneficiar muito o bairro”.

Além de Rebelo e Valcke, participaram da visita ao Itaquerão os ex-jogadores Cafu e Bebeto, o ex-presidente do Corinthians e coordenador das obras do estádio, Andrés Sanchez, a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, entre outros.


int(1)

Fifa inspecionará estádios mensalmente até o começo da Copa

Sair da versão mobile