A Fifa anunciou nesta quinta-feira que permitirá que as partidas da Copa do Mundo de 2014 sejam exibidas em locais públicos do Brasil, mas ponderou que haverá a necessidade de se pedir antecipadamente permissão no caso de grandes aglomerações.

O secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, disse em entrevista coletiva que a autorização é uma grande inovação a respeito de Copas passadas, em que os jogos eram exibidos apenas nas chamadas Fifa Fan Fest.

Valcke explicou que serão permitidas todas as transmissões em telões sempre que não houver fins comerciais e com a condição de que sejam relatadas aos organizadores do Mundial as aglomerações de mais de 5 mil pessoas. Nesse caso, a entidade cobrará uma pequena taxa que não terá fins de arrecadação, segundo o diretor-executivo da “TV Globo”, dona dos direitos de transmissão, Marcelo Campos Pinto.

O ex-atacante Ronaldo, membro do Comitê Organizador Local (COL), classificou a decisão como “uma grande iniciativa” e lembrou que os brasileiros enfeitam as ruas com pinturas e bandeiras em todas as Copas.

A medida afetará, por exemplo, a rua Alzira Brandão, conhecida como Alzirão. A rua localizada no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, a cada quatro anos recebe dezenas de milhares de pessoas que se reúnem para ver as partidas da seleção brasileira.

A tradição de exibir jogos no Alzirão começou durante a Copa de 1978 como uma pequena reunião de bairro e cresceu paulatinamente até concorrer em tamanho e em ambiente com a Fifa Fan Fest instalada na praia de Copacabana durante a Copa de 2010.


int(1)

Fifa permitirá que jogos da Copa 2014 sejam exibidos em vias públicas do país