O futebol espanhol vive o seu apogeu. Se a seleção do país vem de um bicampeonato europeu (2008 e 2012) e do título inédito na última Copa do Mundo (2010), os clubes do país também vêm alcançando marcas históricas.

Depois deste final de semana no Campeonato Espanhol, os três principais times de lá alcançaram ou estão para alcançar feitos inéditos. Atlético de Madri, Real Madrid e Barcelona, afeitos aos títulos nas últimas temporadas, estão chegando a marcas nunca pensadas.

Atlético de Madri

Os Colchoneros, que são vice-líderes só três pontos atrás do Real e um à frente do Barça, faz a melhor campanha de sua história na liga, sete pontos a mais que a anterior, registrada na temporada passada, inclusive. O time se classificou recentemente às quartas de final da Liga dos Campeões (eliminando o Milan) e vem de um título da Copa do Rei e da Supercopa da Espanha (batendo Real e Barça, respectivamente).

Barcelona

Se não é mais aquele time impossível de vencer dos últimos anos, tem em Messi a sua maior cartada. O argentino se tornou nesse sábado (15) o maior artilheiro da história blaugrana com 371 gols, dois a mais que o antigo recordista, que fez sua glória nos anos 1920. Atual bicampeão espanhol, é outro classificado para as quartas da Champions.

Real Madrid

Se não tiveram títulos na última temporada no clube, tem o vencedor da Bola de Ouro no elenco. Um troféu e tanto. Os merengues são líderes do atual certame e estão virtualmente classificados para as quartas de final do torneio europeu, pois venceu o jogo de ida por 6 a 1, fora de casa. O recorde que coloca o Real Madrid nesta matéria é, assim como o Barcelona, um individual. Cristiano Ronaldo está a somente dois gols de ultrapassar o lendário húngaro Ferenc Puskas e se tornar o quarto maior artilheiro da história blanca.


int(1)

Fim de semana tem marcas históricas para Barça e Atlético; Real próximo de recorde