O Fórum de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou que deportistas envolvidos de forma deliberada em casos de doping devem receber uma suspensão perpétua, além de levar esta recomendação à Comissão Executiva do COI para que estude sua aprovação.

Segundo informou o COI, esta é a principal conclusão do Fórum realizado em Colorado Springs, nos Estados Unidos, onde esteve presente o presidente desta organização, Jacques Rogge, e onde oito grupos de trabalho elaboraram de forma separada uma série de recomendações.

Além da suspensão dos atletas envolvidos “de forma deliberada e agravada em situações de doping”, o Fórum considera que os treinadores, médicos e outros membros do entorno dos deportistas que tenham participado em práticas ilegais de doping devem ser condenados e suspensos”.

O Fórum de Atletas do COI conta com representantes de federações internacionais, comitês olímpicos e paraolímpicos nacionais, associações continentais e a Agência Mundial Antidoping (AMA), e foi criado para dar uma voz forte dos atletas dentro do movimento olímpico.

“É importante prestar atenção à voz crescente dos atletas no movimento olímpico. É acertado colocar os atletas no centro de nossas atividades e devemos tomar uma atitude quando eles falam de forma tão clara sobre temas que os afetam”, disse o presidente da Comissão de Atletas do COI, Frankie Fredericks.

Sem mais artigos