O Grêmio não resistiu à altitude de Bogotá nesta quinta-feira e acabou eliminado da Copa Sul-Americana ao ser derrotado pelo Millonarios por 3 a 1 no Estádio El Campín. O tricolor gaúcho, que vencera o jogo de ida, no Olímpico, por 1 a 0, tinha a possibilidade de perder por um gol de diferença desta vez, desde que marcasse na Colômbia. Desta forma, o gol de Werley logo no início da partida parecia garantir o time brasileiro. Quis o destino, porém, que Rentería, ex-jogador do Internacional, o maior rival do Grêmio, convertesse um pênalti duvidoso aos 48 minutos para decretar a eliminação do time gaúcho.

Com a queda do Grêmio, o São Paulo enfrentará na semifinal a Universidad Católica, do Chile. O Millonarios, que já eliminara o Palmeiras nas oitavas de final, terá pela frente o Tigre, da Argentina.

No início do jogo, a altitude não intimidou o tricolor gaúcho, que começou melhor e finalizou três vezes nos primeiros dez minutos. Na quarta tentativa saiu o gol. Aos 12 minutos, Léo Gago cobrou falta com violência, o goleiro Delgado deu rebote e Marcelo Moreno chegou brigando pela bola. O zagueiro Werley, que acompanhava a jogada, foi mais esperto e tocou para a rede.

O gol do Grêmio acordou o Millonarios, que passou a atacar mais e criou duas grandes chances para empatar antes do intervalo. Na primeira delas, aos 25 minutos, Rentería recebeu passe de Ochoa na marca do pênalti e chutou. A bola, que já passara pelo goleiro Marcelo Grohe, só não entrou porque Werley apareceu para salvar. Aos 32, Cosme foi lançado dentro da área e bateu na saída de Grohe, mas acabou tirando demais.

O primeiro lance de perigo do segundo tempo foi do Grêmio. Aos 6 minutos, Marcelo Moreno desceu pela direita e cruzou para Marco Antônio, que acabou não concluindo bem. Na resposta do Millonarios, Cosme recebeu na cara de Grohe e conseguiu perder.

A equipe colombiana chegou ainda com mais perigo aos 12, quando Rentería bateu da meia-lua e acertou a trave de Grohe.

Percebendo que o Grêmio ficava pouco com a bola nos pés, deixando o Millonarios crescer no jogo, o treinador Vanderlei Luxemburgo chamou Elano. Antes disso, porém, o tricolor gaúcho sofreu o empate. A marcação falhou e deixou Cosme sozinho na área. O atacante colombiano teve tranquilidade para dominar e tocar no canto de Grohe.

Depois do gol, marcado aos 15 minutos, o Grêmio melhorou e parou de levar sufoco. Mesmo sem fazer um grande jogo tecnicamente, o time brasileiro mostrava bastante entrega para frear as tentativas do Millonarios.

Aos poucos, o time brasileiro passou a sentir os efeitos da altitude, ao contrário dos colombianos, que demonstravam condição física muito superior. Em um novo cochilo da zaga gremista, Rentería decretou a virada. Aos 35, Cosme cruzou da esquerda e o ex-colorado desviou de cabeça para fazer 2 a 1.

Agora o Millonarios só precisava de mais um gol para ficar com a vaga. Empurrado por sua torcida, o time foi para cima. O Grêmio, que pouco atacava, passou a se fechar ainda mais.

Com muita garra e vários chutões para frente, o tricolor gaúcho dava a impressão de que conseguiria manter o resultado favorável. Aos 47 minutos, no entanto, o árbitro enxergou falta de Werley sobre Rentería já dentro da área. Na cobrança, o ex-colorado não perdoou e fez a festa da torcida que transformou o El Campín em um caldeirão.


int(1)

Grêmio é castigado no fim e se despede da Sul-Americana