Dois dos maiores vencedores da história da Liga dos Campeões, Barcelona e Milan se enfrentarão no torneio continental pela terceira temporada seguida depois de terem sido colocados na mesma chave em sorteio realizado pela Uefa nesta quinta-feira, em Mônaco.

Barça, com quatro taças, e Milan, que deu a volta olímpica sete vezes, estão no grupo H, que conta ainda com Ajax e Celtic. Assim a chave reúne um total de 16 títulos europeus.

Italianos e espanhóis se tornaram inimigos íntimos nas últimas edições da ‘Champions’. Na temporada 2011/2012, os dois times também ficaram na mesma chave, coincidentemente o grupo H, e a equipe catalã ficou em primeiro lugar, com 16 pontos, sete a mais que os ‘rossoneri’, que avançaram em segundo.

Ainda na mesma edição, os dois gigantes se reencontraram nas quartas de final, e o Barcelona passou de fase com um empate sem gols em Milão e uma vitória por 3 a 1 no estádio Camp Nou.

Na última temporada, o duelo aconteceu nas oitavas, e o Milan obteve grande vantagem no jogo de ida, no San Siro, vencendo por 2 a 0. Contudo, Lionel Messi e companhia golearam por 4 a 0 na Espanha e se classificaram.

Embora essa chave seja a que reúne mais equipes com tradição, o grupo considerado da morte é o F, com o sempre competitivo Arsenal, o Olympique de Marselha, atual líder do Campeonato Francês, o Borussia Dortmund atual vice-campeão europeu, e o Napoli, vice-campeão italiano e que investiu pesado para a temporada.

Detentor do título, o Bayern de Munique tem CSKA Moscou, Manchester City e Viktoria Plzen pela frente no grupo D no início do caminho rumo à segunda conquista consecutiva. Campeão há dois anos e eliminado ainda na fase de grupos em 2012, o Chelsea caiu no grupo E, com Schalke 04, Basel e Steaua Bucareste.

Por sua vez, o Manchester United, que caiu na fase de grupos em 2011 e nas oitavas na última temporada, é o cabeça de chave do grupo A, com Shakhtar Donetsk, Bayer Leverkusen e Real Sociedad. Sonhando voltar á final pela primeira vez desde 2003, a Juventus foi colocada no grupo B e enfrentará o Real Madrid, equipe a qual bateu nas semifinais naquele ano. Os dois ainda terão pela frente o Galatasaray e o Copenhague.

Adversários em 2009, quando o Porto avançou e o Atlético de Madrid foi eliminado, portugueses e espanhóis caíram novamente na mesma chave, o grupo E, que tem também Zenit São Petersburgo e Austria Viena.

O sorteio teve grandes ex-jogadores como convidados, casos do português Figo, do escocês Billy McNeill, do holandês Johan Cruyff, do inglês Michel Owen e do português Paulo Sousa. Além do histórico de sucesso no futebol, todos eles tiveram em comum a dificuldades para abrir as bolinhas com os nomes dos times e os grupos em que eles seriam colocados.

A Uefa ainda não confirmou a ordem dos confrontos e as datas das partidas, mas já se sabe que a fase de grupos da ‘Champions’ terá início em 17 de setembro.

Confira os 8 grupos da Liga dos Campeões 2013/2014:

Grupo A: Manchester United, Shakhtar Donetsk, Bayer Leverkusen e Real Sociedad.
Grupo B: Real Madrid, Juventus, Galatasaray e Copenhague.
Grupo C: Benfica, Paris Saint-Germain, Olympiacos e Anderlecht.
Grupo D: Bayern de Munique, CSKA Moscou, Manchester City e Viktoria Plzen.
Grupo E: Chelsea, Schalke 04, Basel e Steaua Bucareste.
Grupo F: Arsenal, Olympique de Marselha, Borussia Dortmund e Napoli.
Grupo G: Porto, Atlético de Madrid, Zenit São Petersburgo e Austria Viena.
Grupo H: Barcelona, Milan, Ajax e Celtic.

Sem mais artigos