O português Cristiano Ronaldo é o jogador com imagem mais valorizada pelo mercado, estimada em 40 milhões de euros (quase R$ 98 milhões), três a mais que o argentino Lionel Messi, segundo estudo elaborado pela escola portuguesa de marketing.

O relatório é feito de acordo com uma metodologia científica denominada “Índice de Reputação Esportiva”, que pretende avaliar a popularidade e a notoriedade de um atleta ou treinador.

Através de análise da presença na mídia, internet, histórico, entre outros itens, o atacante do Real Madrid tem 77 pontos na escala que vai de 0 a 100, enquanto Messi soma 74.

Em termos de projeção de imagem, Cristiano Ronaldo supera o camisa 10 do Barcelona, por exemplo, por conta de sua presença em redes sociais. Em termos de comparação, no ‘Facebook’, o português tem 42 milhões de fãs, contra 34 milhões do rival.

Em termos de salário, vantagem também para o atleta do Real Madrid, que ganha 13 milhões de euros, contra 12 do argentino.

Em compensação, Messi ganha quando comparadas as citações na mídia, além dos feitos esportivos. O atleta do clube catalão acumula 18 títulos coletivos e três prêmios Bola de Ouro, contra 10 conquistas de Ronaldo e um prêmio de melhor do mundo.

Para Daniel Sá, diretor da instituição que realizou a pesquisa, “a vantagem de Ronaldo contra Messi se deve, principalmente, ao estilo irreverente, forte e agressivo do português que contrasta com o perfil mais apagado do craque argentino”.

A própria escola de marketing divulgou no início do ano um estudo que apontava o treinador José Mourinho, do Real Madrid, como mais valioso do ponto de vista do marketing, superando Josep Guardiola, do Barcelona.

Sem mais artigos