Buscando uma concorrência direta à Brazuca, bola oficial da Copa do Mundo de 2014, a Penalty, empresa brasileira de material esportivo, divulgou a confecção da Gorduchinha, inspirada a apadrinhada pelo narrador Osmar Santos, principal nome da comunicação esportiva nos anos 70, 80 e início dos anos 90, e produzida nos padrões de qualidade da Fifa.

‘Pimba na gorduchinha’ é um bordão criado por Osmar Santos no início dos anos de 70, quando ele iniciou sua carreira de narrador esportivo no rádio, no interior de São Paulo. Ao pensar em fazer a nova bola, a empresa batizou o novo produto com o nome dado por Osmar.

Segundo informações da empresa, a Gorduchinha será toda confeccionada com mão-de-obra e matéria primas nacionais. Mesmo debaixo água, em campos encharcados, a bola mantém seu peso original.

Campanha na Copa

Antes de divulgar que Cafusa e Brazuca seriam as bolas da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, respectivamente, a Fifa recebeu um apelo popular para que a bola do Mundial de 2014 se chamasse Gorduchinha. Porém, a entidade não aceitou e optou pelos nomes conhecidos atualmente.

Sem mais artigos