Com direito a presença da rainha Elizabeth II e orçamento de 8 milhões de libras (R$ 25 milhões), Londres deu início aos Jogos Paraolímpicos de 2012 nesta quarta-feira (29).

Apesar da previsão de chuva para o evento, a capital inglesa deu “sorte” e fez a festa com participação de três mil adultos voluntários, além de cem crianças voluntárias e cem artistas contratados.

O Estádio Olímpico, mesmo lugar que há duas semanas esteve lotado para dar “tchau” para as Olimpíadas, contou com um bom público na cerimônia.

O grande “guia” da festa desta quarta-feira foi a peça “A Tempestade”, de William Shakespeare. As invenções tecnológicas e grandes descobertas, de cientistas como Isaac Newton e Stephen Hawking, foram algumas das principais atrações do evento.

A delegação brasileira foi liderada por Daniel Dias, nadador que faturou quatro ouros em Pequim. Nesta edição, o Brasil terá 181 atletas. A meta do Comitê Paraolímpico do Brasil (CPB) é que o país saia com o sétimo lugar geral, o que seria o melhor desempenho da história.

Além da Rainha, a festa ainda teve a presença de Ian McKellen, famoso por interpretar Gandalf em “O Senhor dos Anéis”, e do príncipe William e sua esposa, Kate Middleton, a duquesa de Cambridge.

Sem mais artigos