O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 (Locog) enviou nesta quarta-feira as primeiras cartas de convocação a alguns dos milhares de canditados que se ofereceram como voluntários para o evento.

Do total de 250 mil inscritos de todos os países, 70 mil foram selecionados. O processo de solicitação foi encerrado em outubro do ano passado e atraiu 250 mil pessoas, mesmo com os avisos constantes do comitê organizador de que o voluntariado não é a melhor forma de assistir ao vivo às competições.

Entre outros trabalhos, os voluntários acompanharão os atletas do aeroporto até suas residências, trabalharão nos estacionamentos da zona olímpica e colaborarão na manutenção dos edifícios onde os atletas ficarão hospedados.

O Locog procura ainda profissionais de diversos perfis, como médicos ligados ao esporte e psicólogos, para prestar seus serviços de maneira voluntária durante os Jogos.

“Buscamos pessoas entusiasmadas, comprometidas, acolhedoras e que mostrem ao mundo o significado do Reino Unido: excelência, paixão e otimismo”, explicou o Comitê Organizador em seu site.

“A concorrência para conseguir uma vaga é grande, já que há um número considerável de candidatos de alto nível. Os voluntários contribuirão, em particular, com a boa impressão que daremos ao esporte mundial”, afirmou o ministro de Esporte, Hugh Robertson.

Erin Morgan, uma das selecionadas no processo, é uma estudante norte-irlandesa de biomedicina de 19 anos “com experiência como voluntária em um asilo e como colaboradora de uma organização humanitária que coopera com a Zâmbia”, revelou o Locog.

Erin vai ocupar uma das vagas para voluntários no Parque Olímpico de Stratford, no leste de Londres, onde fica o estádio de atletismo e os principais ginásios dos Jogos.

Steve Tarrant, um jovem da cidade de Poole, no sudoeste da Inglaterra, será encarregado de levar as medalhas e os ramos de flores para os ganhadores na competição de vela, enquanto Maggie Hendry, de Dundee, na Escócia, exercerá a função de psicoterapeuta no “North Greenwich Arena”, local onde haverá as competições de ginástica e basquete.

O comitê organizador garantiu que, antes de 31 de dezembro, todos os candidatos que enviaram solicitações para serem voluntários vão receber uma resposta, que pode ser a oferta de uma vaga, a convocação para uma entrevista ou um anúncio de que não foram selecionados. As entrevistas pessoais começaram em fevereiro e serão concluídas em março de 2012.

Até o momento, mais de 50 mil entrevistas foram realizadas em nove centros de seleções em diversos lugares do Reino Unido.

As últimas cartas de recrutamento serão enviadas em abril de 2012, apenas quatro meses antes da cerimônia de abertura dos Jogos, marcada para o dia 27 de julho do ano que vem.

Sem mais artigos