A organização dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 revelou nesta segunda-feira o trajeto que a tocha olímpica percorrerá no Reino Unido antes do início do evento, bem como a lista de cidadãos com vidas “inspiradoras” que deverão carregá-la durante mais de dois meses.

A tocha partirá no dia 19 de maio de Land’s End, o ponto mais ocidental da Grã-Bretanha, e percorrerá 12,8 mil quilômetros até chegar ao Estádio Olímpico de Londres em 27 de julho para acender a pira na cerimônia de abertura dos Jogos.

Pelo caminho, 115 pessoas carregarão a cada dia a tocha dourada em um trajeto que inclui uma breve passagem por Dublin, na manhã de 6 de junho.

Muitos dos revezamentos serão feitos a pé, embora em alguns momentos a tocha olímpica deverá ser transportada durante certos quilômetros de navio, balão, moto e cavalo.

Os momentos finais da rota, quando a tocha estiver se aproximando da capital britânica, ainda são um segredo que os organizadores manterão até o último momento.

Os portadores foram selecionados em um processo no qual os britânicos podiam propor familiares e amigos como candidatos para carregar a tocha por seus méritos como pessoas “inspiradoras” e comprometidas com sua comunidade.

Dave Jackson, de 61 anos, foi selecionado por ter trabalhado como guarda-costas voluntário durante quatro décadas; Rosy Ryan, de 17, por seu compromisso como treinadora de um time de futebol feminino e sua “enorme paixão por ajudar o próximo”, enquanto Adam Chojnacki, de 32, levará a tocha após cuidar durante um ano de sua esposa, diagnosticada com um tumor cerebral.

“Esperamos que em todas as cidades as pessoas saiam às ruas para ver a tocha passar, aplaudir seus portadores e comemorar a chegada dos Jogos Olímpicos ao Reino Unido”, apontou o presidente do Comitê Organizador (Locog), Sebastian Coe.

A organização já indicou a cada um dos 7,3 mil portadores da tocha selecionados o trajeto que deverão seguir, uma rota que sempre estará a menos de uma hora de viagem de suas residências.

Segundo o Locog, o percurso traçado permitirá que a tocha olímpica passe a menos de 10 milhas (16 quilômetros) de 95% da população britânica.

Sem mais artigos