A Uefa sorteou neste sábado (22), os grupos das Eliminatórias para a próxima edição da Eurocopa, que acontecerá na França, em que 53 seleções lutarão por inéditas 23 vagas, já que o país-sede tem lugar garantido na competição, que será disputada entre 10 de junho e 10 de julho de 2016.

Um dos destaques do evento realizado em Nice, na França, foi que a seleção espanhola voltará a Kiev, capital da Ucrânia, onde foi campeã em 2012. E enfrentará os donos da casa, além de Eslováquia, Bielorrússia, Macedônia e Luxemburgo. Além disso, vale destacar a difícil chave da seleção portuguesa, com Dinamarca, Sérvia, Armênia e Albânia, e presença de Gibraltar, que disputará sua primeira competição oficial.

Gilbraltar, aprovado como membro da Uefa no ano passado e que disputará a Euro pela primeira vez, acabou sendo a última sorteada do grupo D, e enfrentará uma campeã mundial, a Alemanha, além de Irlanda, Polônia, Escócia e Geórgia.

Rival europeia da seleção brasileira na Copa do Mundo deste ano, a Croácia caiu no grupo H, junto com outra “peso-pesado” do futebol mundial, a Itália. Além disso, terá pela frente Noruega, Bulgária, Azerbaijão e Malta.

No torneio de qualificação para Eurocopa de 2016, as seleções se enfrentam em turno e returno dentro de seus grupos. Os dois primeiros colocados garantem vaga direta assim como o melhor terceiro colocado. Os oito “números 3” de cada chave restantes disputarão um playoff para definir os últimos quatro classificados.

Alvo de críticas por ter “inchado” a competição, que passou de 16 para 24 participantes, o presidente da Uefa, Michel Platini, garantiu que não haverá perda técnica com as oito seleções a mais, afirmando que a Euro continuará sendo referência.

“Será um torneio de alta qualidade, porque as seleções são de grande qualidade, assim como quando eram 16”, afirmou o dirigente em entrevista coletiva.

As Eliminatórias da Euro, que acontecerão entre setembro de 2014 e novembro de 2015, terão um sistema diferente de datas de disputa com a chamada “semana do futebol”, que durará de quinta a terça-feira com duas rodadas de disputa da competição, inclusive com jogos no fim de semana.

Os grupos das Eliminatórias da Eurocopa de 2016 ficaram definidos da seguinte forma:

Grupo A: Holanda, República Tcheca, Turquia, Letônia, Islândia e Cazaquistão.

Grupo B: Bósnia, Bélgica, Israel, País de Gales, Chipre e Andorra.

Grupo C: Espanha, Ucrânia, Eslováquia, Belarus, Macedônia e Luxemburgo.

Grupo D: Alemanha, Irlanda, Polônia, Escócia, Geórgia e Gibraltar.

Grupo E: Inglaterra, Suíça, Eslovênia, Estônia, Lituânia e San Marino.

Grupo F: Grécia, Hungria, Romênia, Finlândia, Irlanda do Norte e Ilhas Faroe.

Grupo G: Rússia, Suécia, Áustria, Montenegro, Moldávia e Liechtenstein.

Grupo H: Itália, Croácia, Noruega, Bulgária, Azerbaijão e Malta.

Grupo I: Portugal, Dinamarca, Sérvia, Armênia e Albânia.

Sem mais artigos