Ivan Dodig e Marcelo Melo são vice-campeões em Londres

Ivan Dodig e Marcelo Melo são vice-campeões em Londres

 

topofthepops

 

Não deu para Marcelo Melo e Ivan Dodig. Após vencer o primeiro set por 7-6 (5), a dupla viu os irmãos Bryan crescerem no jogo e vencerem a partida por 2 sets a 1. Mas o resultado de um jogo não é capaz de apagar a trajetória campeã do brasileiro no torneio.

Nós temos o costume de considerarmos um vice-campeonato como fracasso ou derrota. Quem se lembra da Copa de 98 com boas memórias? Apesar de termos sido a segunda melhor seleção do mundo naquele ano, a final daquela Copa do Mundo é lembrada com vergonha por nós. Lógico que é inevitável ficarmos tristes com uma derrota na final. Quem não quer ser campeão? Mas ficar envergonhado por anos – como é o caso da final de 98 – é muito estranho.

Marcelo Melo acaba de escrever seu nome na história, sim. Depois de 14 anos o Brasil voltou a ter um representante na final de um ATP Finals. O brasileiro faz dupla com um croata, já os seus adversários da final são irmãos gêmeos. Convenhamos que é muito mais fácil você ter entrosamento com seu irmão gêmeo, com quem jogou a vida toda, do que com um cara que nem fala sua língua e joga contigo há dois anos. Fora isso, qualquer atleta brasileiro sai em desvantagem contra qualquer atleta americano por um único motivo: estrutura. A formação de um tenista no Brasil é extremamente mais difícil, com muito menos apoio.

O ATP Finals de 2014 foi o 103º título dos irmãos Bryan, o que é um número completamente absurdo. Eles são considerados a melhor dupla de todos os tempos. Ou seja, para efeitos de comparação, seria como se tivesse rolado um Real Madrid x Chapecoense e a partida fosse pros pênaltis. A questão não é nem a qualidade dos times, e sim o investimento. Por mais habilidosos que Marcelo Melo e Ivan Dodig sejam, algumas barreiras são extremamente difíceis de serem quebradas.

Em um ano em que a nossa seleção de futebol não nos representou bem no campo, é hora de começar a olhar quais outros esportes nos enchem de orgulho.

Parabéns Marcelo, você escreveu seu nome na história do tênis brasileiro.

 

Veja aqui outras opções de pacotes CI para eventos Top of the Pops

Sem mais artigos