A Fifa e a revista francesa France Football divulgaram a lista com as 10 jogadoras candidatas ao prêmio Bola de Ouro 2012, que conta com a brasileira Marta, que atua no Tyreso, da Suécia, e foi eleita a melhor futebolista do mundo entre 2006 e 2010.

A escolha das concorrentes foi feita por capitãs, treinadoras e treinadores das seleções nacionais femininas, assim como representantes da imprensa internacional, escolhidos pela France Football.

No dia 29 de novembro, a Fifa e a France Football anunciarão em entrevista coletiva realizada em São Paulo, o nome dos três jogadores, das três jogadoras, dos três técnicos masculinos e femininos, candidatos finalistas do prêmio de melhor do mundo.

Além disso, serão divulgados os candidatos ao Prêmio Puskas, de gol mais bonito do ano, e os finalistas do FIFPro World XI de melhor atacante – os candidatos a melhor goleiro, melhor defensor, melhor meia, serão divulgados dias 19, 22 e 26 de novembro, respectivamente.

Os vencedores de todas as premiações serão divulgados na festa de gala da Bola de Ouro da Fifa, que acontecerá no dia 7 de janeiro de 2013, em Zurique, na Suíça.

Lista das candidatas ao título de Jogadora Mundial de a Fifa 2012:
Camille Abily (França), Miho Fukumoto (Japão), Carli Lloyd (Estados Unidos), Marta (Brasil), Aya Miyama (Japão), Alex Morgan (Estados Unidos), Megan Rapinoe (Estados Unidos), Homare Sawa (Japão), Christine Sinclair (Canadá), Abby Wambach (Estados Unidos)

Sem mais artigos