O morador do bairro de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, está convivendo nas últimas semanas com problemas de locomoção no entorno das obras da Arena Corinthians, local que receberá a abertura da Copa do Mundo de 2014. Diversas as obras de intervenção transformaram as imediações da Estação Corinthians-Itaquera do metrô e da CPTM, que fica em frente ao novo estádio.

Iniciada em abril deste ano, as obras viárias no entorno do Polo Institucional de Itaquera, que permitirão a integração entre as áreas norte e sul do bairro, ligando vias já existentes, além do novo acesso às estações de trem e metrô, interditam atualmente as principais ruas e avenidas da região, como as avenidas José Pinheiros, Miguel Inácio Curi e Itaquera e a rua Dr. Luís Aires, localizada em frente ao estádio do Corinthians.

Além disso, os acessos à estação Corinthians-Itaquera estão reduzindo, e alguns usuários chegam a usar o barranco do canteiro de obras da Arena Corinthians para se locomover até a entrada principal da estação. Já os torcedores do Corinthians, pelo menos os mais curiosos, param para ver a obra antes de embarcar.

“Tem que parar e tirar uma foto, né?! Isso aqui está bonito demais, só que tem que ficar pronto logo, se não o povo sofre, não é?!”, disse o corintiano Carlos Ferreira, funileiro de 35 anos.

As obras fazem parte da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo e a previsão é de que todas as intervenções em Itaquera estejam concluídas até abril de 2014.

O investimento total, incluindo despesas com projetos e desapropriações, de acordo com o convênio assinado em 2011, será de R$ 478,2 milhões, sendo R$ 345,9 milhões do Estado e R$ 132,3 milhões da Prefeitura de São Paulo.

Abaixo, veja detalhadamente quais as obras em execução atualmente e os locais interditados:

– Nova avenida de ligação norte–sul, no trecho entre a Avenida Itaquera e a Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial).
– Nova avenida articulando a Ligação Norte–Sul com a Avenida Miguel Inácio Curi; passagem em desnível (mergulhão) na Rua Dr. Luis Aires (Radial Leste), no trecho em frente às estações do Metrô e da CPTM.
– Rotatória e alargamento de pista no cruzamento da Avenida Miguel Inácio Curi com a Avenida Engenheiro Adervan Machado.
– Duas novas alças de acesso entre a Jacu-Pêssego e a Nova Radial e uma passarela sobre os trilhos, unindo norte e sul, próxima à estação Artur Alvim do metrô.

Sem mais artigos