Milan, Real Sociedad, Viktoria Plzen e Zenit São Petersburgo, que já haviam saído em vantagem em seus confrontos pela última fase preliminar da Liga dos Campeões nos jogos de ida, venceram também as partidas de volta e se classificaram para a fase de grupos, enquanto o Celtic avançou com muito sofrimento.

Derrotados, PSV Eindhoven, Lyon, Maribor, Paços de Ferreira e Shakhter Karagandy têm que se contentar com uma vaga na Liga Europa, que terá seus últimos times definidos nos playoffs desta quinta-feira (29).

Terceiro colocado do último Campeonato Italiano, o Milan conseguiu um empate em 1 a 1 com o PSV no último dia 20 e hoje bateu o vice-campeão holandês por 3 a 0 no estádio de San Siro. O atacante Robinho começou o duelo na reserva, mas foi aproveitado na segunda etapa.

O time de Eindhoven começou o jogando dando um susto nos donos da casa. Logo aos sete minutos do primeiro tempo, Matavz aproveitou cruzamento e cabeceou buscando o ângulo direito. Abbiati se esticou todo e evitou que a bola entrasse.

Os donos da casa, porém, responderam da melhor maneira possível: com gol. Dois minutos depois, Boateng recebeu pelo meio, girou para cima da marcação e chutou forte no canto direito, tirando as chances de defesa de Zoet.

Mesmo em vantagem, o Milan continuou tendo mais a bola, mas foi a equipe visitante quem incomodou na sequência, aos 20. Maher acertou um belo chute de primeira, de longe, e Abbiati trabalhou bem novamente.

O lance, contudo, foi isolado, e o time italiano continuou em cima. O segundo gol por pouco não aconteceu aos 31 minutos, quando De Sciglio cruzou, El Shaarawy encheu o pé e acertou o travessão. A bola ainda bateu em cima da linha e não entrou.

A segunda etapa começou como a primeira, com uma jogada perigosa do PSV. Logo com um minuto, Wijnaldum pegou sobra depois de cruzamento da esquerda e bateu para mais uma defesa do goleiro italiano.

Mas, mais uma vez, a equipe holandesa não conseguiu pressionar, e o Milan marcou o segundo. El Shaarawy cobrou escanteio, Mexès resvalou de cabeça e Balotelli deixou o dele.

Relaxados, mas atentos, os rossoneri defendiam bem e não deixavam o adversário se aproximar do gol. Schaars então arriscou de longe, aos 23, mas Abbiati pegou mais uma.

O gol que confirmou a classificação do Milan aconteceu aos 32. Poli recebeu de Balotelli e inverteu para Boateng, que invadiu a área, finalizou no canto esquerdo de Zoet e fez o segundo dele.

Por sua vez, a Real Sociedad, que já havia vencido o Lyon por 2 a 0 na França na semana passada, voltou a bater os franceses pelo mesmo placar. Os dois gols marcados em San Sebastían foram de autoria de Carlos Vela, que balançou a rede aos 22 e aos 46 minutos da etapa final.

Outro time que avançou à fase de grupos com duas vitórias foi o Viktoria Plzen. Com a vantagem de ter vencido o Maribor por 3 a 1 na ida, em casa, a equipe tcheca triunfou também na Eslovênia, desta vez pelo placar de 1 a 0. Tecl balançou a rede logo aos três minutos de jogo.

Em partida realizada antes das outras devido ao fuso horário na Rússia, o Zenit São Petersburgo teve o desfalque de Hulk, mas venceu o Paços de Ferreira por 4 a 2 na Rússia, com dois gols de Danny, um de Bukharov e um de Arshavin. O brasileiro Carlão e o português Manuel José descontaram para os visitantes, que já haviam sido goleados há oito dias, no primeiro duelo.

A classificação mais sofrida foi a do Celtic, obtida apenas nos acréscimos do segundo tempo. Derrotado pelo Shakther Karagandy por 2 a 0 no Cazaquistão no último dia 20, o campeão escocês precisava vencer por três gols de diferença para avançar ainda no tempo normal.

Commons fez 1 a 0 para os donos da casa no Celtic Park aos 46 minutos da primeira etapa. Depois do intervalo, Samaras deixou o dele logo aos três minutos, e Forrest fez o gol que garantiu a vaga aos 47.

As equipes classificadas nesta quarta se juntam a Arsenal, Schalke 04, Steaua Bucareste, Basel e Austria Viena, que obtiveram suas vagas na terça-feira (27). Todos eles conhecerão seus adversários na fase de grupos nesta quinta, em sorteio que será realizado às 12h30 (de Brasília).


int(1)

Milan e mais 3 avançam sem sustos na Champions, e Celtic sofre para passar