Seattle Seahawks busca o segundo título consecutivo

Seattle Seahawks busca o segundo título consecutivo

Neste domingo (1), acontece o Super Bowl, a grande decisão do futebol americano. Visto por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, é considerado o maior evento esportivo do ano, atraindo muitos patrocinadores e envolvendo muito dinheiro. A partida será disputada por Seattle Seahawks, campeão da NFC, e New England Patriots, vencedor da AFC.

Para você entender melhor e conseguir comentar com seus amigos no bar ou nas redes sociais, o Virgula Esporte criou um guia prático da NFL para você não fazer feio na hora do Super Bowl.

Vamos lá?

INFORMAÇÕES ESSENCIAIS

Os times – Assim como no futebol que conhecemos aqui no Brasil, 11 jogadores ficam em campo por time. A diferença é que acontecem diversas substituições durante a partida e cada equipe possui várias formações, de acordo com o momento da partida (ataque, defesa, reposição, chute)

As jogadas – Toda equipe tem direito a três posses de bola para avançar as jardas necessárias até conseguir o Touchdown. Se o time não conseguir isso, tem direito a uma quarta tentativa, onde devolve a bola para o adversário ou arrisca para tentar cumprir seu objetivo. Se arriscar e perder, a bola vai para o outro time na marca onde estava anteriormente, ou seja, um enorme risco

O campo – As medidas oficiais são de 120 jardas (109 metros) de comprimento por 53 jardas (49 metros) de largura. Em toda a extensão do campo, existem linhas a cada 10 jardas, que delimitam a distância que cada time precisa avançar por jogada

Endzone – São as áreas no fim do campo, onde os jogadores precisam chegar para marcar o touchdown. É também onde ficam as traves, espaço utilizado para o field goal

JOGADAS

Punt – Se após as três jogadas, o time não alcançar a endzone adversária e não estiver em condições de chutar um field goal, ele chuta a bola de volta para os rivais e essa jogada tem o nome de Punt

Touchdown – É a pontuação máxima do jogo. O time que conseguir alcançar a endzone adversária, marca 6 pontos e ainda ganha direito a um ponto extra que pode ser alcançado com um chute. Para marcar um touchdown, é preciso que o jogador atravesse a linha da endzone com a posse da bola oval. As equipes também podem arriscar a conversão de dois pontos após o Touchdown, sendo essa uma jogada convencional do jogo.

Field Goal – É uma outra forma de pontuar no jogo, mas que vale apenas 3 pontos. Após três tentativas, se o time não alcançar a endzone, ganha o direito de chutar ao gol na quarta tentativa. Se acertar, ganha a pontuação. Se errar, a bola começa em posse do adversário no local onde foi chutada

Safety – Pouco usual no jogo, mas que sempre pode pintar, a jogada vale 2 pontos e acontece quando um atleta é derrubado ou sai na própria endzone

Interceptação –  É quando o quarterback lança a bola para um jogador do seu time, mas um adversário consegue roubar a mesma

PRINCIPAIS JOGADORES

Quarterback – É o jogador principal do time, responsável por lançar a bola para outros jogadores da sua equipe ou entregar para atletas que possam correr

Wide Reciever – Também faz parte do setor ofensivo da equipe e é responsável por receber passes do quarterback

Punter – É o responsável pelo chute inicial e pelos punts

Kicker – É quem chuta a bola oval nas chances de field goal

Halfback – É responsável pelas jogadas terrestres, correndo com a bola em direção à endzone

Ofensive Tackle – Jogam no ataque e são responsáveis por impedir que o quarterback seja derrubado pelos adversários

Defensive Tackle – Jogam no meio da defesa e são responsáveis por impedir a progressão dos rivais

Cornerbacks e Safeties – Enquanto os cornerbacks marcam os wide receivers, os safeties ficam na sobra, marcando quem estiver livre no time adversário

PENALIDADES (todas resultam na perda de jardas)

Saída falsa – quando um jogador da linha ofensiva se mexe antes da jogada começar e atrapalha um adversário

Atraso no jogo – quando o time estoura o tempo estipulado para o início da jogada (cada equipe tem direito a 40 segundos a partir do fim da última jogada)

Holding uso ilegal das mãos ou braços para bloquear um adversário

Offside – quando um jogador da defesa fica na frente da zona neutra antes do início da jogada

Interferência – quando há um contato que interfere na recepção do recebedor em um passe

Face Mask – marcada quando um jogador segura ao adversário pela grade do capacete, seja para derrubá-lo ou para avançar no campo

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