A velocista Ana Cláudia Lemos foi o destaque do Grande Prêmio Brasil de Atletismo, realizado neste domingo no estádio do Mangueirão, em Belém, com a vitória nos 100 metros rasos, que teve direito a quebra do recorde sul-americano da prova.

Esta foi uma das sete medalhas de ouro obtidas por brasileiros neste domingo. O único país que venceu mais de uma prova foram os Estados Unidos, com Antwon Hicks, no 110 metros com barreiras masculino, e Latosha Wallace, nos 400 metros com barreiras feminino.

Ana Cláudia, de 24 anos, já era a dona da melhor marca da América do Sul, obtida no último dia 4, com 11s13, e neste domingo pulverizou seu tempo, com 11s05. Prata e bronze foram para as atletas americanas, Mikele Barber (11s15) e Chauntae Bayne (11s18).

O tempo da cearense a garantiu na disputa do Campeonato Mundial de Atletismo, que será realizado em agosto, em Moscou, na Rússia. De quebra, Ana Cláudia quebrou o recorde do GP Brasil, que remontava ao ano de 1994, com os 11s07 obtidos pela americana Gwen Torrence.

Outro grande nome de hoje foi Bruno Lins de Barros, ouro nos 100 e 200 metros rasos, que também valeram lugar no Mundial de Moscou. Na próxima mais rápida do atletismo, o alagoano cravou 10s25, e depois, fez 20s35 na outra prova.

Mauro Vinicius da Silva e Keila Costa também ficaram com o ouro, no salto em distância masculino e feminino. Com as marcas de 7m91 e 6m56, respectivamente, os dois ainda tentarão buscar índice para o a competição na capital russa. A pernambucana já se garantiu em outra das provas que disputou, o salto triplo.

Também conquistaram ouro para o Brasil, Augusto Dutra, no salto com vara, e Tatiela Roberta de Carvalho, nos 3 mil metros.

Esta é a 29ª edição do GP Brasil, que é composto por oito provas masculinas e sete femininas. A competição foi disputada por 120 atletas de 28 países. O evento de Belém é o primeiro da chamada Turnê Brasileira de Atletismo de 2013, que também inclui as provas de Uberlândia, na quinta-feira, e São Paulo no próximo domingo.


int(1)

Musa do atletismo brasileiro, Ana Cláudia Lemos bate recorde sul-americano nos 100m rasos

Sair da versão mobile