A culinária sul-africana é resultado de uma mistura de culturas. A influência asiática, holandesa e britânica marca a mesa local. Por isso, é fácil encontrar pratos com temperos picantes e sabores inusitados. A base do cardápio está nas carnes vermelhas, mas você provavelmente vai querer se surpreender com os ingredientes mais exóticos, que vão desde antílopes até tubarões. Outra atração imperdível é o “braai”, uma espécie de churrasco muito popular por lá.

Agora, se o seu desejo é evitar aventuras culinárias, não se preocupe. Graças às origens negras, quem é brasileiro vai encontrar itens familiares, como arroz, abóbora refogada, rabada e dobradinha.

As cidades que sediarão a Copa de 2010 apresentam diversas opções para todos os gostos, passando por pratos típicos de várias nacionalidades. Para aqueles que desejam saborear a culinária local e vão ficar em Joanesburgo, uma boa opção é o restaurante Cargo Hold, que fica dentro do uShaka Marine World, um complexo no qual é possível comer em frente a um aquário repleto de peixes e tubarões da fauna local.

Outro restaurante premiado é o Moyo, de Durban. Além de servir sofisticadas combinações com ingredientes da cultura local, tem um atrativo a mais. A qualquer hora, você pode ser surpreendido por garçons que cantam e dançam em apresentações que mostram a cultura zulu. Detalhe: com direito à pintura no rosto dos clientes!

Na Cidade do Cabo, a boa é conhecer o The Food Barn, que apresenta uma versão despojada das delícias do país.


int(1)

Na hora da fome, África do Sul tem boas opções de restaurantes