O comissário da NBA, Adam Silver, anunciou nesta terça-feira (29) a suspensão por toda a vida do proprietário do Los Angeles Clippers, Donald Sterling, pelos comentários racistas divulgados recentemente pelo site TMZ.

Sterling não poderá entrar em nenhuma instalação da liga americana de basquete em dia de jogos ou treinos, estar presente em qualquer escritório da equipe californiana, assim como não poderá participar de qualquer negociação ou tomada de decisões nos Clippers.

Além disso, Silver impôs uma multa a Sterling de U$$ 2,5 milhões, o máximo permitido, e tentará forçar o empresário a vender a franquia através do Conselho de Governadores da NBA. Para conseguir isso, pelo menos 75% dos proprietários das demais equipes devem aprovar a decisão.

O dinheiro da multa será destinado a organizações beneficentes dedicadas a trabalhos de combate à discriminação e a favor da tolerância, que serão escolhidos pela liga e pelos próprios jogadores.

As medidas tomadas por Silver se baseiam em sua conclusão sobre as ofensivas declarações de Sterling que violaram as regras da NBA. As declarações racistas do dirigente, feitas no dia 9 de abril em uma conversa por telefone com a namorada, a modelo Vivian Stiviano, foram obtidas pela TMZ, que publicou o áudio na última sexta-feira (24). Em conversa com Silver, o empresário admitiu que a voz que se ouve na gravação é mesmo dele, mas não se desculpou pelo que disse.

Na conversa, Sterling recriminou Stiviano por posar para fotos ao lado de pessoas negras, incluindo o ex-jogador Magic Johnson. “Porque você faz fotos com minorias?”, perguntou o dono dos Clippers, que ainda pediu a Stiviano, que tem ascendência mexicana e negra, para não levar negros às partidas da franquia.

“Fico muito chateado que você queira transmitir sua ligação com os negros. Precisa fazer? Você pode dormir com eles, pode fazer o que quiser. A única coisa que te peço é a não promoção disso e para não levá-los em meus jogos. Em seu asqueroso Instagram não tem que ter fotos com pessoas negras”, bradou Sterling.

A repercussão das declarações racistas foi tão grande que até o presidente dos Estado Unidos, Barack Obama, se pronunciou sobre o fato. “Quando um ignorante fala para demonstrar a sua ignorância, não podemos fazer nada, só o deixá-lo falar. Tenho confiança na diretoria da NBA. Adam Silver é um bom homem e resolverá isso. Os EUA continuam lutando contra um legado de racismo, escravidão e segregação que ainda existe. Acho que devemos ser claros e firmes em denunciá-lo”, declarou Obama.


int(1)

NBA suspende por toda a vida dirigente flagrado fazendo comentário racista