Há seis anos, o mundo do esporte era bem diferente. Isso porque o site de microblog Twitter ainda não existia e muitas vezes as polêmicas esportivas vinham por meio da imprensa e não diretamente.

Nesta quarta-feira (21), o Twitter completa seu sexto aniversário e, por isso, o Virgula Esporte resolveu lembrar o que ficou registrado no mundo esportivo nessa trajetória.

Nessa homenagem, listamos seis polêmicas, desabafos, atletas nacionais e gringos para serem seguidos, os maiores twitteiros do esporte e aqueles perfis que não recomendamos serem seguidos.

Atletas nacionais para seguir

Neymar – Maior jogador do futebol nacional da atualidade, seguir Neymar é estar por dentro de toda a vida do craque. Seja em momentos com seu filho ou em uma balada com os amigos, o santista sempre divulga imagens em seu perfil.

Gustavo – Um dos principais nomes do vôlei brasileiro, Gustavo não fica em cima do muro na hora de dar sua opinião sobre melhorias a modalidade. O atleta gosta também de iniciar campanhas como o pedido pelo Jogo das Estrelas da Superliga e o álbum de figurinhas.

Bia e Branca Feres – Beleza é o que não falta para essa dupla do nado sincronizado. Para ajudar os “babões” de plantão, as gatas sempre postam imagens delas.

Romário – Ex-jogador e deputado federal, Romário não se esconde quando precisa falar o que achar de errado, principalmente quando o assunto é relacionado a CBF e ao ex-presidente da entidade Ricardo Teixeira.

Dentinho – Engraçado desde os tempos de Corinthians, Dentinho mantém o bom humor em seu perfil. De quebra, quem seguir o atacante ainda ganha fotos da vida pessoal dele ao lado de Dani Souza, a Mulher Samambaia.

Fernando Portugal – Para os fãs do mundo do rúgbi, a melhor opção é o capitão da seleção brasileira de Sevens.

Perfis que não mudam nada na sua vida

Ronaldinho – Seguir o perfil do craque do Flamengo é saber exatamente nada sobre a vida do craque. Na maioria das vezes, o perfil de Ronaldinho atualiza apenas com matérias do site do meia.

Toquinho – Saber da vida desse lutador também é difícil pelo Twitter, pois geralmente, ele usa o perfil para postar matérias.

Rivaldo – Apesar de já ter usado seu perfil para fazer alguns desabafos como aconteceu contra o Muller, o perfil do jogador não é dos mais movimentados. Religião é um dos assuntos mais frequentes do meia.

Ronaldo – O ex-jogador até usa seu perfil para postar alguns momentos íntimos, principalmente na sede da 9ine, mas, patrocinado pela Claro, ele não perde uma oportunidade de fazer propaganda de celular. Além disso, em momento polêmicos como a renúncia de Ricardo Teixeira da CBF, o Fenômeno não falou sobre e postou foto de suas tartarugas.

Ganso – Esse não usa o Twitter para praticamente nada além de fazer propaganda. Seguir Ganso é não ver o santista quase nunca presente em sua timeline.

Anderson Silva – Pela fama que possui, o Spider deveria usar mais o seu perfil no Twitter. O campeão dos médios dificilmente aparece pela timeline de seus seguidores.

Gringos do esporte para serem seguidos

Chael Sonnen – Ele pode criticar o Brasil o tempo todo, mas seguir Chael Sonnen é motivo para dar boas risadas. As provocações dele com os brasileiros divertem seus seguidores.

Puyol – Um dos principais símbolos do Barcelona, o zagueiro espanhol gosta de mostrar os bastidores do clube. Após Messi se tornar o maior artilheiro da história do time, o espanhol postou uma foto ao lado do argentino no vestiário.

Rooney – O atacante do Manchester United também se diverte pelo Twitter. Em uma oportunidade, o inglês chamou o luso-brasileiro Pepe de “idiota” após o pisão do zagueiro na mão de Messi.

Piqué – Outro que gosta de diversão no site é o namorado de Shakira. Piqué gosta de brincar com os companheiros em seu perfil. Em uma das oportunidades, o zagueiro teve como alvo a roupa que Puyol usou na festa da Uefa.

Forlan – O atacante da Inter de Milan é outro que adora mostrar os bastidores, principalmente do Uruguai. Quando Forlan está na seleção uruguaia, fotos novas estão a caminho da timeline de seus seguidores.

Larissa Riquelme – Ela não é atleta, mas não poderia ficar de fora. Ainda causando repercussão mesmo quase dois anos após a Copa do Mundo, a musa paraguaia sempre mostra fotos sensuais em sua página.

Desabafo

Lucas – Em um dos desabafos mais recentes via Twitter, o meia são-paulino soltou: “Às vezes não entendo. Se parto para cima eu estou errado, se toco de lado também estou errado. Não sei mais o que faço.”

Neymar – Depois de muito se especular sobre um possível affair entre o craque e a modelo Carol Abranches, Neymar desabafou: “Preciso dizer uma coisa: já me inventaram um monte de namoradas e sempre fiquei quieto. Mas dessa vez não vai dar. Não somos amigos, nem amigos! Apenas temos amigos em comum, fui claro?”.

Alex Silva – O então zagueiro do São Paulo desabafou contra o presidente do clube: “Juvenal disse ao jornal lance que eu inventei a proposta do Sporting de Portugal, então a imprensa de Portugal está ficando louca. Nunca precisei e não preciso disso, inventar proposta isso é ridículo, você me vê sempre no CCT da Barra Funda era só ter me chamado para conversa”.

Kleber – O atacante gremista não saiu pela porta da frente do Palmeiras. Após uma de suas confusões na equipe paulista, ele escreveu no Twitter: “Não é a primeira vez que isso acontece. Ele já falou mal do time quando disse que era solteiros contra casados, falou mal do Lincoln, do Valdivia e agora me criticou também. Nunca eu o vi proteger a gente, mas o já vi proteger treinador de time rival”.

Valdivia – Cansado das cobranças da imprensa e da diretoria, o meia palmeirense fez um apelo aos torcedores: “Deixei de receber 3.000.000 de euros pra ficar aqui!! Não deixem que os outros enganem vocês!! Não sou o melhor, mas também não sou o pior! Custo beneficio!! Que porra é essa. Vocês são Verdão, apoia o time até a morte!! Não sejam que nem a política do clube”

Paulo Cesar – O então jogador do Fluminense se utilizou o Twitter para criticar o técnico Cuca. “Nunca pensei que nesta altura da minha carreira encontraria uma pessoa que não sabe a diferença de um lateral para um zagueiro. É brincadeira! Não preciso nem colocar o nome, não é?”

Polêmica

Mão de alface – Em uma das primeiras polêmicas envolvendo atletas e Twitter, o então goleiro do Santos Felipe respondeu a um torcedor que o chamou de “mão de alface” com a seguinte frase: “Aí fera, o que eu gasto com o meu cachorro de ração é o teu salário por mês. Entao nao f…”

Rivaldo e Muller – Depois de ser criticado por Muller por ir jogar na Angola, Rivaldo disparou contra o ex-colega de profissão: “Não me surpreendo em saber que o Müller falou muito mal sobre mim, ele realmente é digno de pena pois a inveja cega as pessoas…”

Carlos Alberto e Damião – Pouco antes de mais um Gre-Nal, os ânimos entre os jogadores se acirraram no Twitter. Primeiro, Damião ironizou os gremistas. Depois, foi o meia Carlos Alberto que mandou recado para o atacante colorado: “Leandro Damião, mais respeito. Está começando agora e não é assim e a gente respeita vocês !! Escuta mais o Kleber, o Guiñazu, o Zé Roberto e o Índio!”

Demissão do UFC – Dana White, presidente do UFC, não deixou barata a brincadeira que Miguel Torres, um dos melhores pesos galo do MMA, fez com a notícia de que mulheres nos americanas vinham sendo estupradas em vans sem janelas. O dirigente demitiu o lutador.

Chael Sonnen – Difícil de falar em apenas uma polêmica criada pelo maior falastrão do UFC pelo Twitter. Além das várias provocações feitas ao corintiano Anderson Silva, Chael Sonnen até trocou o fundo de tela do seu Twitter e encheu de símbolos dos Palmeiras.

Jucilei – Pouco depois da eliminação corintiana para o Tolima na Libertadores de 2011, Jucilei soltou em seu Twitter: “Engraçado? Porque a gaviões não doi campeão do carnaval de São Paulo? Era pra ser né? eles querem que a gente ganhe tudo, muito engraçado”. Pouco depois, o volante transferiu a autoria do tweet para “alguém”.

Twitteiros de plantão

Neymar – De tão twitteiro que Neymar é, o atacante santista tem até dois Twitters.

Belletti – Mesmo aposentado, o ex-lateral continua atento ao mundo do esporte e nao sai do microblog.

Dentinho – Lá da Ucrânia, o ex-corintiano utiliza bastante o microblog para interagir com os brasileiros.

Gustavo – O central do Cimed está sempre atento e emitindo opiniões sobre assuntos relacionados a esporte.

Bruninho – O jovem levantador adora estar conectado e interagindo com celebridades via Twitter.

Felipe Melo – Não apenas em português, o meia que vem fazendo sucesso no Galatassaray (TUR) “fala muito” no Twitter.

Sem mais artigos