Neste sábado (8), o Brasil comemora uma data de extrema importância para o esporte nacional. A data marca o dia do Nordestino, região do país responsável por diversos nomes históricos para a nação.

Para homenagear esses heróis, o Portal Virgula relembrou dez nomes históricos do esporte nacional que vieram do Nordeste do Brasil.

Zagallo – Muito identificado com o estado do Rio de Janeiro, o velho Lobo, Mario Jorge Zagallo, é nordestino. Tricampeão do Mundo, duas vezes como jogador e uma como técnico, o ex-treinador nasceu em Maceió, Alagoas.

Popó – Acelino “Popó” Freitas foi um dos principais nomes do boxe nacional, talvez o último grande lutador da modalidade no país. O hoje deputado federal sempre fez questão de relembrar a Bahia após suas vitórias. O baiano tem em seu currículo o título mundial de boxe.

Bebeto – Um dos principais nomes do Brasil na Copa do Mundo de 1994, Bebeto também é da capital baiana. O jogador nasceu em Salvador em 1964.

Rivaldo – Hoje no São Paulo em fim de carreira, o meia Rivaldo não pode ser esquecido nesta lista. Natural de Paulista, cidade de Pernambuco, o nordestino foi um dos grandes nomes na conquista do pentacampeonato em 2002.

Oscar Schmidt – O maior jogador da história do basquete brasileiro também é do nordeste. Oscar Schmidt é natural de Natal, Rio Grande do Norte, e tem em seu currículo uma grande lista de conquistas e mais de 49 mil pontos.

Lyoto Machida – Desafiante de Jon Jones pelo cinturão dos meio-pesados, Lyoto Machida é natural de Salvador. O lutador é um dos principais nomes do Brasil no UFC da atualidade.

Minotauro – Outro grande nome do Brasil no MMA, Rodrigo Minotauro também tem origem no Nordeste. Com cartel de 33 vitórias em 41 lutas, o brasileiro é mais um baiano brilhando mundo afora.

Ricardo – O vôlei também tem seus representantes. No vôlei de praia masculino, o nordestino de destaque é Ricardo. Em Atenas, em 2004, o baiano Ricardo faturou o ouro ao lado de Emanuel.

Shelda – No feminino, o destaque fica por conta de Shelda. A cearense tem em seu currículo duas medalhas de prata em Jogos Olímpicos, em 2000 e 2004. Além disso, Shelda faturou sete Campeonatos Mundiais.

Vicente Lenílson – Para fechar a lista de atletas nordestinos, o atletismo ganha seu espaço. Vicente Lenílson foi um dos heróis brasileiros nos Jogos Olímpicos de 2000. O atleta era um dos quatro na prova dos 4 x 100m quando o país faturou a prata. Ele é natural de Currais Novos, Rio Grande do Norte.


int(1)

No dia do Nordestino, relembre grandes atletas nascidos na região