Você conhece Jean-Marie Faustin Goedefroid de Havelange? Poucos sabem que este é o nome de uma das pessoas mais influentes da história do futebol internacional. João Havelange completa neste domingo (8) nada mais nada menos do que 95 anos de idade.

Descendente de belgas, Havelange nasceu no dia 8 de maio de 1916, no Rio de Janeiro. No Brasil, comandou durante 18 anos a Confederação Brasileira de Desportos, a CBD que posteriormente daria espaço à CBF. Mas seu poder no esporte mais popular do mundo se tornou ainda maior quando, no dia 9 de junho de 1974, Havelange se tornou o primeiro presidente da história da Fifa nascido fora do continente europeu.

Conhecido pelo pulso forte e pelas opiniões contundentes, o aniversariante foi ainda mais marcante pela sua passagem na entidade máxima do futebol. Foram nada mais nada menos que 24 anos no comando da Fifa. Neste período, Havelange lutou acima de tudo para fortalecer a imagem do futebol como o principal esporte do mundo. Como prova disso, em seu período de mandatário da Fifa, a entidade passou a ONU em número de países afiliados.

Neste período, colecionou alguns inimigos, entre eles Pelé, dos quais sempre tratou de forma dura. Em 2006, teve seu nome ventilado pelo repórter investigativo Andrew Jennings, que publicou um livro contando casos de corrupção envolvendo a Fifa. Apesar disso, sua moral perante os grandes do esporte mundial permaneceu intacta. Tanto é que, atualmente, Havelange faz parte do Comitê Olímpico Internacional (COI) – é quem está a mais tempo no cargo – e tem o título de presidente de honra da Fifa.

Voltando ao Brasil, sua declarada torcida ao Fluminense também o fez ganhar a honraria de presidente de honra do clube carioca. Em 2000, quando o Brasil vivia um verdadeiro caos com pressões de clubes e “viradas de mesas” não explicadas, surgiu a necessidade de criar um “novo” campeonato para encaixar todos os interessados. Para nomeá-lo, claro, Copa João Havelange. A partir de 2007, além desta homenagem, o presidente de honra da Fifa ganhou um estádio. O estádio Olímpico João Havelange, também conhecido como Engenhão, foi construído para a realização dos jogos Pan-Americanos do mesmo ano.

Gostando ou não gostando, são ou não são 95 anos de muita história?

Sem mais artigos