O skate surgiu na ladeira da Califónia em meados dos anos 60 com os surfistas que procuravam um meio para se divertir nos dias que não tinham onda. Pregaram um patins em um pedaço de madeira e assim surgia um novo esporte.Os skates eram muitos primitivos, não possuíam nose nem tail, eram apenas uma tábua e quatro rodinhas. No ano de 1965 é que foram comercializados os primeiros fabricados industrialmente e surgiram as primeiras competições.

As modalidades da época eram downhill, barrel jumping, high jumping, slalom e freestyle. O esporte teve seu grande impulso com a invenção da roda de uretano, em 1971, por um engenheiro químico norte-americano.Com maior aderência e mais silenciosas, as novas rodas foram o empurrão que faltava para o esporte decolar de vez. Novos terrenos foram sendo desbravados, como os reservatórios de água e piscinas vazias. Ao mesmo tempo surgiram os skateparks, áreas especificamente construídas para a prática. Com as pistas surgiu um circuito de campeonatos que eram de duas modalidades :Bowl Riding e Freestyle.Com o passar do tempo as pistas foram fechando, muitas delas devido a desenhos ruins e outras que não conseguiram resistir a especulação imobiliária.O skate ficaria underground por um bom tempo.Nesta parada seriam desenvolvidas duas modalidades que imperam até hoje :Street e Vertical.

Com o desenvolvimento dessas duas modalidades os campeonatos passaram a ser realizados dentro de grandes estádios, com arenas especialmente construídas para estes mega eventos. Os skateparks voltaram a aparecer, desta vez na forma de rampas de madeiras aglomeradas por áreas, geralmente cobertas.

Tipicamente urbano o skate se encontra em desenvolvimento, com muitas pistas sendo construídas no mundo todo, com uma enorme variedades de manobras e terrenos, escadas, calçadas, meios-fios, bancos hidrantes, rampas de madeira, piscinas abandonadas…. que são apenas uns dos locais onde podemos presenciar toda energia desse esporte.

No Brasil, o primeiro campeonato de skate aconteceu no Clube Federal (RJ) no final de 1974. Em outubro de 1975 foi realizado na Quinta da Boa Vista (RJ) o primeiro grande campeonato.Em dezembro do mesmo ano foi inaugurada em Nova Iguaçu a primeira pista da América Latina e outras tantas foram construídas. Mais e melhores campeonatos vieram, e o Brasil, que passou a ser conhecido internacionalmente como o paraíso das pistas de concreto, é atualmente apontado como a segunda grande potência mundial do esporte e com profissionais de ponta como Sandro Dias (SP), Cristiano Mateus(SP), Bob Burnquist(RJ), etc…Atualmente o skate competitivo se divide basicamente em Street e Vertical com a grande maioria dos campeonatos sendo disputados nessas duas modalidades, mas ainda existem outras amplamente praticadas como Downhill Slide, Speed, Mini-Rampa e Pool Riding. Com o cálculo de 10 milhões de praticantes no mundo ,o skate entra em sua quarta onda de popularidade.

O skate é um esporte sem limitações para se conseguir algo e é necessário dedicação.O aprendizado das manobras é como aprendizado para a vida, temos que agir com perseverança sempre tentando acertar, mas sem se envergonhar do erro .Assim como o surf o skate é mais que um esporte, é um estilo de vida.

<a href="mailto:mulheresemcampo@corp.virgula.com.br"><font face="Verdana" color=#FFFFFF>Mande um e-mail dizendo o que você achou da Coluna</font></a>

O surgimento do skate

Sem mais artigos