A vantagem conquistada pelo Palmeiras no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil com a vitória por 2 a 1 sobre o Santo André, no ABC Paulista, atuou contra os comandados de Luiz Felipe Scolari nesta quinta-feira. O receio de repetir o recente vexame diante do Goiás, na semifinal da última Copa Sul-Americana, ficou claramente visível no elenco alviverde ao longo do primeiro tempo.

Mesmo assim, o time de Palestra Itália viu sua letargia se apagar na segunda etapa. Com um futebol mais organizado, apesar da correria acima da média, o Verdão bateu novamente o Ramalhão, desta vez por 1 a 0, e selou vaga nas quartas de final da competição. O próximo adversário sai do confronto entre Coritiba e Caxias. Atuando em sua casa, o estádio Couto Pereira, o Coxa goleou os gaúchos por 4 a 0 na partida de ida.

O destaque individual do confronto desta tarde foi Valdívia. Mais malemolente do que nos últimos jogos do Palmeiras, o chileno abusou dos “chutes no vácuo” e conseguiu irritar a marcação andreense. O principal resultado da irreverência do “Mago” foi a expulsão do experiente zagueiro adversário Anderson, ex-Corinthians e São Paulo, que acabou expulso após executar carrinho criminoso e deixou o campo vociferando contra o que chamou de “falta de respeito” do palmeirense.

Neste momento, o Palmeiras já havia construído o resultado final do duelo. Pouco produtivo nas finalizações com a bola rolando, o time da casa chegou ao gol do triunfo num lance de escanteio. Marcos Assunção cobrou pela esquerda e o zagueiro Danilo subiu no terceiro andar para desviar firme de cabeça para o fundo das redes do bom arqueiro Neneca.

Poucos minutos mais tarde, já com a vantagem de ter um jogador a mais em campo, o Verdão teve a grande oportunidade de ampliar o marcador. Kléber invadiu a área e “tomou um rodo” de Rithelly. O árbitro não pensou duas vezes e assinalou o pênalti. Assim como ocorreu por duas vezes na semana passada, o Gladiador não conseguiu atravessar as garras do goleiro andreense. Com Neneca já batido no canto direito, o atacante encheu o pé no travessão.

A trave voltou a ser inimiga palestrina no último lance de perigo do jogo, já à beira dos acréscimos. Valdívia invadiu a área e deu um foguete seco no pé da trave. Na sobra, o novo “queridinho” da torcida Wellington Paulista emendou de voleio e mandou a bola por cima do gol, apesar de Neneca estar caído no chão.

Com a passagem para as quartas da Copa do Brasil, o Verdão se concentra agora nas quartas do Paulistão. O próximo compromisso alviverde ocorre no domingo (24), diante do Mirassol, também no Pacaembu.


int(1)

Palmeiras volta a vencer e elimina o Santo André